António Victorino d’Almeida dá concerto de piano em Tavira

António Victorino d’Almeida vai dar um concerto de piano na Igreja da Misericórdia de Tavira, no sábado, às 18h00. O […]

Maestro-Antonio-Victorino-AlmeidaAntónio Victorino d’Almeida vai dar um concerto de piano na Igreja da Misericórdia de Tavira, no sábado, às 18h00. O maestro, compositor, pianista e escritor português vai ajudar este concelho algarvio a celebrar o Dia Mundial da Música, protagonizando mais um espetáculo do ciclo «Música nas Igrejas».

O convidado deste concerto promovido pela Câmara de Tavira é conhecido pelo seu longo percurso ligado à música, não só como amestro, mas também como compositor, mas já experimentou muitas outras áreas, como a televisão e o cinema, no papel de ator e de apresentador, tendo também passado pela rádio.

Pode ser visto no sábado, dia 1 de Outubro, em Tavira, onde mostrará os seus dotes de pianista. Este é o instrumento de eleição de António Victorino d’Almeida, nascido em 1940, que começou a tocar bem cedo e compôs a primeira obra aos cinco anos. «Apesar de ter sido considerado menino-prodígio, teve uma infância normal», frisou a Câmara de Tavira.

Aos sete anos deu o primeiro recital, interpretando obras de Mozart e Beethoven e duas peças de sua autoria. O Século Ilustrado, chamando-lhe “Antonito”, considerou «maravilhoso o seu poder de interpretação».

Mais tarde, frequentou o Curso Superior de Piano do Conservatório Nacional de Lisboa, que terminou com uma média de 19 valores e onde foi aluno de Campos Coelho.

Depois, graças a uma bolsa do Instituto da Alta Cultura foi para Viena, onde se licenciou em composição, com a mais alta classificação conferida pela Escola Superior de Música daquela cidade. O júri foi unânime naquela classificação. Recebeu o prémio especial do Ministério da Cultura da Áustria por ter sido o melhor aluno finalista de cada ano.

Fixou residência em Viena, onde viveu durante duas décadas, fazendo visitas regulares a Portugal. Durante sete anos desempenhou o cargo de Adido Cultural da Embaixada de Portugal em Viena, tendo recebido duas das mais importantes condecorações atribuídas pela Presidência da República da Áustria.

Foi também membro do júri nos Concursos Vianna da Motta, em Lisboa e no Concurso Tchaikovsky, em Moscovo. Foi, ainda, presidente do Sindicato dos Músicos.

Além de concertista, Victorino d’Almeida é um prolífico compositor, sendo, sem dúvida, um dos compositores portugueses que mais obra produziu, abrangendo os mais variados géneros musicais, como a música a solo, para piano e outros instrumentos, música de câmara, sinfónica e coral, incluindo ópera, fado e muita música para cinema e teatro.

Embora não se considere um maestro de raiz, já dirigiu praticamente todas as orquestras portuguesas e também algumas importantes orquestras estrangeiras.

Comentários

pub