Albufeira participa em salão de turismo em Paris para se mostrar no crescente mercado francês

Albufeira esteve presente no – Internacional France Trade Market, o maior salão do género que se realiza em França, e […]

Albufeira no IFTM em ParisAlbufeira esteve presente no – Internacional France Trade Market, o maior salão do género que se realiza em França, e que teve lugar entre 23 e 26 de Setembro, em Paris.

Com stand próprio de 27 metros quadrados, situado junto ao Turismo de Portugal, a operação juntou mais de uma vintena de empresas de Albufeira, que tiveram oportunidade de fazer contactos comerciais junto de um dos mercados que mais tem crescido em termos turísticos no Algarve.

O presidente da Câmara Carlos Silva e Sousa desenvolveu também uma agenda de contactos institucionais, que passou pela Embaixada de Portugal, AICEP, e associações CÍVICA e ACTIVA, ligadas a autarcas nascidos em Portugal e luso-descendentes com funções executivas nas diversas autarquias francesas.

Carlos Silva e Sousa reuniu-se com o embaixador de Portugal em França, José Filipe Morais Cabral, num encontro em que se falou do crescente interesse turístico deste mercado, assim como das diversas oportunidades aqui existentes. A reunião contou ainda com a presença do delegado da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – em Paris, Rui Paulo Almas.

 

Comitiva depois da reunião com Civica

Um dos pontos mais importantes da agenda concretizou-se numa reunião com responsáveis da associação CIVICA, uma delegação chefiada por Paulo Marques, autarca das Relações Internacionais em Aulnay-sous-Bois que desempenha ainda funções enquanto Conselheiro Territorial Metropole Paris Terres d’Envol e presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas de França.

A associação desenvolve um importante trabalho junto dos decisores públicos de origem portuguesa em França, que são atualmente cerca de 4 mil eleitos e foram mais de 10 mil candidatos às últimas eleições autárquicas neste país.

O encontro decorreu na cidade de Aulnay-sous-Bois que, com mais de 80 mil habitantes, é a sétima mais populosa da Grande Paris.

Ainda no que diz respeito a encontros bilaterais, destaque para a reunião tida com representantes da ACTIVA, chefiados pelo presidente Hermano Sanches Ruivo, vereador executivo com o pelouro dos Assuntos Europeus, conselheiro da Câmara Municipal de Paris e luso-descendente.

O encontro contou ainda com responsáveis pela Rede ACTIVA-Groupe d`Amitié France Portugal, que integra autarcas e responsáveis políticos com ligações a Portugal.

A associação promove a aproximação entre representantes franceses e portugueses, a fim de criar uma dinâmica de cooperação e parceria entre estes dois Estados e as suas estruturas institucionais diferentes, com particular ênfase na promoção da língua e da cultura portuguesa em França e vice-versa, contando na sua estrutura com diversos autarcas, presidentes de câmara, conselheiros municipais ou regionais.

 

Comitiva com Embaixador de Portugal e Delegado do AICEP
Comitiva com Embaixador de Portugal e Delegado do AICEP

 

Para Carlos Silva e Sousa, “estes três dias representaram uma forte aposta do município de Albufeira, concretizada numa parceria entre APAL e Câmara Municipal, com vista a reforçarmos a presença do nosso destino num mercado que é já o sexto mais importante ao nível da região, mas que tem vindo a crescer como nenhum outro, não só na vertente de turismo, como também naquilo que diz respeito ao investimento empresarial”.

O autarca destacou “a grande disponibilidade da comunidade lusa e luso-descendente em colaborar com Albufeira para abrir novas portas que permitam mais negócio, mas também um incremento de relações a nível social, em áreas como a Juventude, o Desporto, a Educação ou o Apoio Social, e que tenham impacto positivo junto das populações, considerando a importância crescente que os portugueses têm vindo a assumir na sociedade francesa”.

Carlos Silva e Sousa conclui referindo que “irá ser criada uma agenda de trabalho e vamos com certeza aproveitar toda a disponibilidade que encontrámos em nos acolher e em trabalhar em parceria, sempre tendo em vista a criação de oportunidades a nível económico, mas também procurando encontrar pontos de contacto que permitam fortalecer os laços existentes entre estas comunidades”.

A Câmara Municipal acrescenta que a presença de Albufeira no salão em Paris «foi acompanhada com interesse pelos Meios de Comunicação Social locais», com destaque para a “portuguesa” Rádio Alfa, ou para as publicações locais “Indigo Mag”, “Quoi Choisir?”, “Classe Tourisme”, “La Voix du Nord”, entre outros.

 

Comentários

pub