Aeroporto de Faro espera chegar aos 7,5 milhões de passageiros transportados em 2016

O Aeroporto de Faro prevê atingir a fasquia dos 7,5 milhões de passageiros movimentados em 2016. Este será um recorde […]

Boeing 787 Dreamliner aterra em Faro_16O Aeroporto de Faro prevê atingir a fasquia dos 7,5 milhões de passageiros movimentados em 2016. Este será um recorde absoluto, que terá um forte contributo do crescimento que foi conseguido no último Inverno e no aumento previsto para o mesmo período de 2016/17, durante o qual estarão mais nove rotas em funcionamento que no ano anterior.

Apesar desta ser, para já, apenas uma estimativa, o desempenho do Aeroporto desde o início do ano parece corroborar as expetativas da ANA Aeroportos. Segundo dados revelados esta sexta-feira pelo diretor de marketing da empresa Hélder Lemos, durante uma sessão de apresentação das novidades da operação do Aeroporto de Faro para o próximo Inverno IATA (International Air Transport Association), «o crescimento homólogo do número de passageiros estava em 17%, à data de 21 de Setembro», enquanto a oferta de lugares «aumentou 19%».

O cumprimento desta meta estará também dependente dos números que se conseguirem atingir no Inverno IATA, que começa a 30 de Outubro e dura até 26 de Março de 2017.

Aqui, destaque para aposta de diversas companhias aéreas em manter no Inverno rotas que normalmente só operavam no Verão, o que permitirá aumentar em nove por cento o número de lugares disponíveis. Na prática, isso significa que serão colocados à venda aproximadamente 1,73 milhões lugares.

aeroporto2

Das rotas “novas” do Inverno IATA que se aproxima, destaque para as três previstas para aeroportos franceses, mercado que, ao nível dos movimentos, conheceu um crescimento de cerca de 105% de 1 de Janeiro e 21 de Setembro, segundo os dados apresentados pela ANA Aeroportos. Ou seja, o número de passageiros a voar diretamente de França para Faro mais do que dobrou.

Com as rotas entre Faro e os aeroportos de Paris – Charles de Gaule, Lyon e Toulousse, que funcionarão durante o Inverno, a França ultrapassa a Irlanda – que tradicionalmente é o quinto mercado emissor de turistas para o Algarve – em números de lugares disponíveis. As três rotas serão operadas pela Easyjet.

Além desta “invasão” de franceses, também o mercado britânico reforça a oferta de voos com três novas rotas de Inverno: Glasgow – Prestwick (Escócia/Ryanair), Bournemouth (Inglaterra/Ryanair) e Doncaster (Inglaterra/Flybe). Entre Outubro e Março também funcionarão rotas entre Faro e Frankfurt – Hahn (Ryanair), Viena (Niki) e Luxemburgo (Luxair). Às novas rotas, há que acrescentar os novos serviços que serão adicionados às já existentes para Southhampton e Munique.

Na apresentação que fez a empresários e entidades da região na sede da Região de Turismo do Algarve, Hélder Lemos não deu as contas da oferta de lugares como fechadas. Até porque, «em 2015, a estimativa que feita nesta altura apontava para um número de lugares disponíveis na ordem dos 1,4 milhões, mas acabou por ultrapassar os 1,6 milhões».

Ou seja, «as expetativas de oferta de lugares no Inverno IATA são muito boas». Já quantos serão, efetivamente, vendidos, é mais difícil de prever, mas Hélder Lemos acredita que sejam, pelo menos, «em linha com o ano passado».

Para que este aumento da oferta de lugares tenha efeitos práticos, os empresários do setor turístico da região terão de fazer, eles próprios, um esforço para não desiludir quem optar por vir à região na época baixa. «Os turistas não podem chegar cá no Inverno e apanhar tudo fechado. Há que fazer um esforço para ter os negócios abertos também nesta altura. Bem sei que é uma pescadinha de rabo na boca – está fechado porque não há turistas, os turistas não vêm porque está fechado – mas temos de nos esforçar para fidelizar quem cá vem pela primeira vez», avisou o presidente da RTA Desidério Silva.

Comentários

pub