Dulce Pontes, Vicente Amigo e D.A.M.A. ajudam Tavira a celebrar a Dieta Mediterrânica

A Dieta Mediterrânica sabe melhor quando acompanhada por um bom som. E concertos com artistas bem conhecidos, nomeadamente Vicente Amigo, […]

dulce pontesA Dieta Mediterrânica sabe melhor quando acompanhada por um bom som. E concertos com artistas bem conhecidos, nomeadamente Vicente Amigo, Dulce Pontes e «D.A.M.A.», não vão faltar na edição de 2016 da Feira da Dieta Mediterrânica, que decorre entre os dias 1 e 4 de Setembro, nas margens do Rio Gilão e na colina de Santa Maria, em Tavira.

O centro histórico da cidade vai encher-se dos sabores, aromas e cores desta herança cultural ainda bem patente no Algarve e juntar-lhe sonoridades de vários países do Mediterrâneo.

Tasquinhas de gastronomia típica, um mercado de produtores, concertos, teatro e danças mediterrânicas, bem como um espaço destinado a diferentes entidades, são os atrativos do evento, pensado para «todas as idades e públicos», segundo a Câmara de Tavira, que organiza o evento em conjunto com mais dez entidades algarvias, públicas e privadas.

Como é habitual, o certame conta com um cartaz musical que remete para a cultura mediterrânica. Em 2016, vão atuar na Praça da República a portuguesa Dulce Pontes (1 de Setembro), os Canzionere Grecanico Salentino, grupo italiano fundado em 1975 e «considerado o melhor grupo italiano de música popular salentina» (dia 2), e o virtuoso guitarrista de flamenco Vicente Amigo, «considerado o melhor da sua geração, vencedor do Grammy de melhor álbum de música flamenca, na categoria música latina (dia 3), seguido de um espetáculo com os «D.A.M.A.». Estes concertos começam sempre às 22h30.

Vicente AmigoOutra vertente de criar água na boca da feira é a gastronomia, sempre presente em quantidade e variedade. As iguarias mediterrânicas, com sabores do mar e da terra, estarão em destaque na «Praça da Convivialidade», que voltará a ser instalada no Parque do Palácio da Galeria, junto ao Castelo de Tavira, onde se concentrarão tasquinhas de cozinha típica.

«Também os restaurantes do litoral, do barrocal e da serra se associam à feira e apresentam, durante o certame, ementas mediterrânicas», segundo a autarquia tavirense.

Outra vertente da Dieta Mediterrânica bem patente neste evento é a das tradições e do saber fazer. Para fazer a ligação às profissões e produtos típicos da região, vão estar presentes artesãos de vários pontos do Algarve. Os mais novos também terão a oportunidade de experimentar algumas brincadeiras de antigamente, no espaço infanto-juvenil que será instalado frente ao Palácio da Galeria. Aqui, será montado um pequeno teatro que contará com espetáculos de música, teatro e jogos, dinamizados pelas companhias Circolando, Teatro e Marionetas Mandrágora, Bonecos e Campaniça e Funganguinhos.

Voltando à música, foram convidados muitos outros artistas, que vão atuar em diferentes espaços da feira, nomeadamente os algarvios Flor de Sal, bailes com Qualia e Afterauers, sons ibéricos pelo guitarrista Pedro Jóia e o Quarteto Arabesco”, José Manuel Neto e os Adiafa.

Música “Sufi e Dança Derviche en el Mediterraneo”, música flamenca/árabe na voz das Mujeres Mediterráneas, os sons marroquinos trazidos pelos Basidou, o projeto português Fandango e música klezmer dos Meleck Mechaya completam o cartaz.

Na edição de 2016, será dado um particular destaque ao Ano Internacional das Leguminosas. Assim, além de seminário sobre a importância destes produtos na Dieta Mediterrânica, serão desenvolvidos espaços e espetáculos para as crianças e jovens, «gerações que irão garantir a continuidade da herança cultural da Dieta Mediterrânica que recebemos dos nossos antepassados».

Comentários

pub