USF Balsa e Levante atribuem médico de família a mais 2000 utentes em Tavira e VRSA

Uma alteração do modelo das Unidades de Saúde Familiar (USF) Balsa e Levante, já a partir de 1 de Setembro, […]

USF Levante

Uma alteração do modelo das Unidades de Saúde Familiar (USF) Balsa e Levante, já a partir de 1 de Setembro, permite atribuir equipa de família a um total de 2046 utentes do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sotavento, do concelho de Tavira e de Vila Real de Santo António, anunciou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

A partir do dia 1 de Setembro, as Unidades de Saúde Familiar (USF) Balsa e Levante transitam de Modelo A para Modelo B, o que permitirá atribuir equipa de família a um total de 2046 utentes do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sotavento, dos concelhos de Tavira e de Vila Real de Santo António.

A USF Balsa, unidade funcional do ACES Sotavento, localizada no concelho de Tavira, é constituída por uma equipa de oito médicos, oito enfermeiros e sete assistentes técnicos e abrange neste momento um total de 13 128 utentes.

A USF Levante, unidade funcional do ACES Sotavento, é composta por seis médicos, seis enfermeiros e cinco assistentes técnicos, e abrange atualmente 10 317 utentes.

Com a passagem de Modelo A para Modelo B, aquelas duas USF, além de alargarem a cobertura assistencial, vão em simultâneo «alargar as atividades previstas nos programas de prevenção e promoção da Saúde, constituindo-se como uma mais-valia para a população abrangida por estas Unidades e contribuindo para a obtenção de ganhos em saúde», salienta a ARS Algarve.

Esta alteração foi homologada pelo Conselho Diretivo da ARS Algarve, com base nos pareceres técnicos da Equipa Regional de Apoio e Acompanhamento, do diretor executivo do ACES Sotavento e na sequência da análise do instrumento de avaliação organizacional DiOr_USF da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), «bem como a revisão dos resultados obtidos nos indicadores constantes da respetiva carta de compromisso de 2015 e que comprovam o bom desempenho das equipas destas unidades».

De acordo com a ACSS, o Modelo B «é o indicado para equipas com maior amadurecimento organizacional, onde o trabalho em equipa de saúde familiar seja uma prática efetiva e que estejam dispostas a aceitar um nível de contratualização de patamares de desempenho mais exigente».

Neste momento, encontram-se em atividade onze Unidades de Saúde Familiar na Região do Algarve, sete delas em Modelo B.

Comentários

pub