Turismo algarvio terá «o melhor ano de sempre» em 2016

O ano turístico de 2016 será «o melhor de sempre» para o Algarve, antecipou esta terça-feira o presidente da Região […]

Turismo_Praias_04O ano turístico de 2016 será «o melhor de sempre» para o Algarve, antecipou esta terça-feira o presidente da Região de Turismo do Algarve.

Desidério Silva baseia a sua crença «nos resultados francamente positivos» da região, nos primeiros seis meses do ano, entre os quais se destaca uma subida do número de dormidas em 13,3 por cento em relação ao 1º semestre de 2015, que foi, também ele, um ano muito bom para o turismo algarvio.

Entre Janeiro e Junho de 2016, registaram-se 7,4 milhões de dormidas na região, 1,3 milhões das quais garantidas por portugueses. O mercado interno teve, de resto, um crescimento significativo de 4%, no que toca a dormidas. Também nos proveitos totais dos agentes turísticos se registou uma evolução muito positiva, com a RTA a dar o exemplo do mês de Junho de 2016, em que houve um acréscimo de 19,8 por cento neste indicador, em relação ao mesmo mês do ano anterior.

A subida na ocupação teve reflexo no desempenho do Aeroporto do Faro, que movimentou, no 1º semestre de 2016, 3.175.130 passageiros, um aumento de 18,6% relativamente a mesmo período do ano anterior. Os turistas vieram, na sua maioria, do Reino Unido, da Alemanha, da Irlanda, da Holanda e de França. As companhias aéreas que transportaram mais passageiros foram Ryanair, Easyjet, Monarch, Transavia e Jet2.com, «o que confirma a importância no desenvolvimento de ligações aéreas low cost para o Aeroporto de Faro».

Estes são alguns dos dados libertados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, relativos à evolução da atividade turística nos primeiros seis meses de 2016, que levam a RTA a antecipar um ano de recordes.

«As taxas de ocupação até Junho têm sido muito boas e superam as de 2015 em igual período. Registou-se um crescimento importante nos meses que antecipam o verão, uma época normalmente mais difícil em termos de ocupação para o Algarve. O verão está a correr muito bem, e os resultados de Julho e Agosto irão consolidar os bons resultados desta época balnear. Também é expectável que os meses de Setembro, Outubro e Novembro registem uma taxa de ocupação mais elevada do que no ano transato», segundo Desidério Silva.

«Os indicadores do primeiro semestre de 2016 mostram de forma clara que a estratégia da Região para o desenvolvimento da sua oferta durante todo o ano, e não apenas no verão, está a dar frutos, pois já estamos a verificar um aumento significativo da procura em meses de época baixa. Estamos claramente a caminhar para um Algarve “de todo o ano”», acrescentou Desidério Silva.

Comentários

pub