Sindicato: Greve dos enfermeiros teve 85% de adesão nos turnos da noite e manhã

A greve dos enfermeiros teve, hoje, uma adesão média de 85% nos turnos da noite, das 00h00 às 8h00, e […]

O enfermeiro e sindicalista algarvio Nuno ManjuaA greve dos enfermeiros teve, hoje, uma adesão média de 85% nos turnos da noite, das 00h00 às 8h00, e da manhã, das 8h00 às 16h00, nos Hospitais de Lagos e Portimão, anunciou o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).

Nas próximas quinta e sexta-feira, dias 11 e 12 de Agosto, a greve está marcada para o Hospital de Faro.

Segundo o Sindicato, «no turno da noite a adesão efetiva foi de 94% e no turno da manhã a percentagem foi de 75%».

Apesar de a greve não ter sido no Hospital de Faro, hoje houve lugar, durante a manhã, à construção de um mural de mensagens dos enfermeiros naquele hospital.

Em declarações ao Sul Informação, Nuno Manjua, dirigente regional do SEP, explicou em que é que consistiu esta iniciativa: «foram colocadas 11 faixas na vedação do Hospital de Faro, na Avenida Calouste Gulbenkian, com várias frases alusivas aos objetivos da greve: a admissão de enfermeiros, com horário de 35 horas, o pagamento das horas extraordinárias, e as 35 horas para todos os enfermeiros».

«Estamos com um Governo que repôs as 35 horas e com um Conselho de Administração que admite a entrada de novos enfermeiros, mas para um horário de 40 horas», acrescentou Nuno Manjua, dizendo que esta situação «não faz sentido algum».

Além da entrega de comunicados explicativos desta situação à população em geral, o que também já aconteceu hoje, para amanhã, às 10h30, está prevista a entrega de requerimentos individuais, por parte dos enfermeiros, para exigir a passagem para as 35 horas, adiantou o dirigente regional do SEP.

 

Comentários

pub