Saiba quais são as 10 praias mais exclusivas do Algarve

As 10 praias mais exclusivas do Algarve, ou seja, aquelas que se destinam a quem «não quer partilhar as férias […]

Praia de Cacela Velha_Fábrica_Créditos CM VRSA
Praia de Cacela Velha ou da Fábrica

As 10 praias mais exclusivas do Algarve, ou seja, aquelas que se destinam a quem «não quer partilhar as férias com milhares de outros banhistas», foram escolhidas pelo motor de busca de viagens e hotéis Momondo.

Neste top10, há praias quer do Sotavento, quer do Barlavento Algarvio. Conheça-as nesta lista:

 

Ilha Deserta_Estaminé
Praia da Ilha Deserta

Praia da Barreta/Ilha Deserta – Faro
Situada em Faro, «esta praia é uma das mais bonitas praias desertas da região algarvia», refere o Momondo. «São 11 os quilómetros de sossego desta Ilha, onde se pode caminhar sem tropeçar em chapéus alheios. O barco apanha-se no Cais da Porta Nova e a travessia até à Ilha Deserta é feita em cerca de 40 minutos», acrescenta.

Praia de Albandeira – Lagoa
Em Lagoa, o site e motor de busca Momondo escolheu a Praia da Albandeira pelas «suas águas cristalinas quase paradisíacas e pouco frequentadas». O único problema poderá ser «o acesso mais difícil», sendo necessário «percorrer uma estrada estreita quase irreconhecível até chegar ao bendito paraíso», conclui.

Praia de São Rafael – Albufeira
Apesar de ser «perto da zona muito agitada e turística de Albufeira» , a Praia de São Rafael também foi escolhido pelo Momondo. O site refere-a com sendo «o bálsamo para quem procura o recato das melhores praias do Algarve. Rodeada por arribas calcárias em tons fortes e uma vegetação forte a condizer, esta praia oferece uma vista inesquecível desde o cimo das rochas até ao pé quente na areia».

Costa Vicentina_amado
Praia do Amado

Praia do Amado – Aljezur
Esta praia localiza-se no concelho algarvio de Aljezur, fazendo já parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.«Ainda que receba algumas visitas durante todo o ano, o seu areal isolado e tranquilo permanece intacto. A praia do Amado é bastante conhecida pelas suas ondas que, apesar de serem pequenas, são muito versáteis e imprevisíveis, o que acaba por atrair os adeptos do surf e bodyboard», diz o Momondo.

Praia da Murração – Vila do Bispo
«A Praia da Murração é conhecida pelas suas rochas e também pelo areal extenso, em comunhão com uma paisagem natural praticamente selvagem e intocada. Para tomar banho, a zona central é mais adequada, uma vez que existem várias rochas imersas em ambos os lados, o que pode ser mais difícil para mergulhar», refere o site e motor de busca.

Praia dos Arrifes – Albufeira
O Momondo também escolheu, em Albufeira, a Praia dos Arrifes, como uma das dez mais exclusivas do Algarve.
«Esta praia é considerada uma das melhores praias do Algarve devido à sua beleza natural, escondida da grande parte dos turistas. Pequena e familiar, a praia dos Arrifes é composta por uma pequena enseada entre arribas, onde podemos ver poços naturais e vários arcos nas rochas, descobrindo até algumas grutas na falésia», diz o site.

Praia de Cacela Velha – Vila Real Santo António
«Mais conhecida por Praia da Fábrica, esta praia tem um grande areal de água cristalina e quente, mantendo uma beleza selvagem com flora e fauna a condizer. Quem quer aceder a esta praia tem duas opções: ou opta por ir a pé desde a praia da Manta Rota (em maré vazia), ou vai de barco até à outra margem», explica o Momondo.

Praia do Zavial
Praia do Zavial

Praia do Zavial – Vila do Bispo
Localizada em Vila do Bispo, esta praia é «conhecida principalmente pelas suas ondas compridas e convidativas à prática de surf e todo o tipo de desportos aquáticos. Na falésia, a pouca distância, encontram-se as Ruínas do Forte e da Bateria do Zavial, com data de século XVII».

Praia de Vale dos Homens – Aljezur
«A zona de Aljezur é pautada por praias pouco frequentadas e quase desertas e a praia de Vale dos Homens não é diferente. De acesso não muito fácil, a praia é acedida através de uma sinuosa descida em escadas de madeira, de 285 degraus, levando-nos até um areal rodeado por falésias, o que ajuda a abrigar-nos do vento. Com a maré baixa, podem ver-se espécies como sargos, robalos, mexilhões ou até estrelas-do-mar», diz o Momondo.

Praia da Barrinha – Faro, Ancão
«Esta é uma das melhores praias do Algarve, e também das mais desertas, muito possivelmente devido à sua dificuldade de acessos. Através de um passadiço de madeira, na praia de Faro, pode chegar-se a pé à praia da Barrinha, situada na Península do Ancão. O barco também é uma possibilidade para quem prefere saltar o trajeto a pé».
O site Momondo conclui que o facto de esta praia estar isolada «transforma-a no local perfeito para atividades como birdwatching, pesca, paddleboard e toda uma série de desportos náuticos».

Comentários

pub