Polícia Marítima fiscaliza Ria Formosa e apreende 1,5 toneladas de berbigão

A Polícia Marítima do Comando-local de Faro apreendeu no domingo, 28 de Agosto, nas águas da Ria Formosa, perto de […]

berbigao faro_alteradaA Polícia Marítima do Comando-local de Faro apreendeu no domingo, 28 de Agosto, nas águas da Ria Formosa, perto de uma tonelada e meia de berbigão, durante uma fiscalização sobre a atividade de captura ilegal de bivalves.

Durante a ação, que decorreu entre as 18h30 e as 22h30, na área de jurisdição da Capitania do Porto de Faro, a PM detetou cinco pessoas apeadas que estavam em plena faina de captura de bivalves, com a utilização de ganchorras de mão (arrastos de cintura).

Ao se aperceberem da presença da Polícia Marítima, estes apanhadores «colocaram-se em fuga, abandonando parte dos instrumentos que utilizavam, bem como os bivalves capturados».

Ainda assim, diz a Autoridade Marítima em comunicado, «foi possível identificar um dos intervenientes, apreender duas ganchorras, um conjunto de outros acessórios de apoio à atividade e 48 sacos cheios de berbigão, num total aproximado de 1440 quilos, que serão alvo de processo por contra ordenação».

O pescado, por se encontrar vivo, foi no seguimento devolvido ao seu habitat natural da Ria Formosa.

A operação envolveu dois agentes da Polícia Marítima e um elemento da patronia da Capitania do Porto de Faro, apoiados por uma lancha e uma moto de água do Comando-local da Polícia Marítima de Faro.

Comentários

pub