Picadas de peixe-aranha e insetos estão no top dos atendimentos nos Postos de Saúde de Praia no Algarve

Os tratamentos gerais, com 1497 atendimentos, e as picadas de peixe-aranha e insetos (1292) estão no top dos atendimentos feitos, […]

peixe aranhaOs tratamentos gerais, com 1497 atendimentos, e as picadas de peixe-aranha e insetos (1292) estão no top dos atendimentos feitos, durante o mês de Julho, nos 32 Postos de Saúde de Praia, disponibilizados ao longo da costa algarvia.

No total, esta rede disponibilizada no âmbito do Plano de Verão 2016, pela Administração Regional de Saúde do Algarve IP e em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa, fez 3553 atendimentos.

Além dos tratamentos e das picadas, foram ainda feitas 477 medições de pressão arterial, 128 para administrar injeções e 116 para realizar testes de Glicemia. Deste total, 43 casos foram encaminhados para outras unidades de saúde.

73,7% dos cidadãos atendidos nos Postos de Saúde de Praia não são residentes na Região do Algarve (78,7% são residentes noutras regiões do país e 21,2% são estrangeiros) e os restantes 26,3% residem no distrito de Faro, percentagens que se justificam dado o elevado número de turistas, nacionais e estrangeiros, que se encontram na região algarvia durante esta época do ano.

Os Postos de Saúde de Praia com maior número de atendimentos feitos durante este período foram os de Monte Gordo, Manta Rota, Armação de Pêra, Praia dos Tomates, Ilha da Armona.

Os Postos de Saúde de Praia, com horário de atendimento entre as 10h30 e as 19h30, têm como objetivo assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada e irão manter-se em funcionamento até 18 de setembro.

Comentários

pub