Oposição acusa Câmara de Portimão de «brincar aos concursos públicos» no Parque da Juventude

A Coligação «Servir Portimão» (CDS-PP/MPT/PPM), principal força de oposição na Câmara desta cidade, denuncia que, depois de acabar a intervenção […]

Parque da Juventude degradado_01 (Custom)A Coligação «Servir Portimão» (CDS-PP/MPT/PPM), principal força de oposição na Câmara desta cidade, denuncia que, depois de acabar a intervenção no Parque da Juventude, após concurso público, onde foram gastos 94 mil euros, «os equipamentos para fruição da população e dos utilizadores mantêm-se inutilizáveis ou em condições absolutamente degradantes, próprias de qualquer país do Terceiro Mundo».

A coligação liderada pelo vereador José Pedro Caçorino acrescenta que a intervenção «resumiu-se à reparação e substituição de vedações, à substituição de lancis, pintura de estruturas de apoio (como o bar, a casa do guarda, a sede do Clube Bicross) e recuperação de bancadas».

Mas deixou de fora «uma limpeza geral e profunda do parque, o arrelvamento das zonas verdes, a limpeza do lago existente, a criação de condições de segurança para os utilizadores (por exemplo, os prumos de fecho de tampas das caixas de visita), a reparação das pistas de skate ou, sequer, a reabilitação das casas de banho públicas».

José Pedro Caçorino acrescenta que a presidente da Câmara, a socialista Isilda Gomes, numa reunião extraordinária em 20 de Julho, em resposta a uma crítica do vereador da «Servir Portimão», «reconheceu a total ineficácia da intervenção efetuada e (pasme-se!) disse que havia que chamar à responsabilidade o técnico que identificou os problemas e deficiências do Parque da Juventude que deveriam constar do caderno de encargos que serviu de base ao referido procedimento concursal».

A coligação da oposição repudia «esta forma de gastar o dinheiro dos Portimonenses», que acusam de servir apenas para «promover obras simbólicas, que além de nada resolverem, continuam a revelar-se um sorvedouro dos escassos recursos financeiros da Câmara Municipal de Portimão».

A «Servir Portimão», em comunicado assinado pelo seu líder José Pedro Caçorino, afirma ainda não aceitar que a presidente da Câmara Isilda Gomes «continue a alijar responsabilidades, ao promover uma verdadeira caça a um hipotético bode expiatório da ineficácia do Executivo Permanente que diz dirigir».

«Ou bem que a Sra. Presidente assume todas as suas responsabilidades pelas constantes falhas e ineficácias da sua equipa política, como sucedeu neste caso concreto, ou então mais vale dizer claramente aos Portimonenses e a todos os funcionários da Câmara Municipal de Portimão que só exerce o mandato para recolher os louros das ações de propaganda que vai conseguindo fazer passar na opinião pública», critica a coligação.

«Por mais que a Sra. Presidente Isilda Gomes afirme que Portimão saiu do vermelho, a verdade é que a realidade demonstra e continuará a demonstrar que tais anúncios são manifestamente exagerados», conclui a «Servir Portimão».

O Sul Informação falou com a vereadora Ana Fazenda, responsável pelo pelouro do Desporto, que anunciou que «o executivo vai retirar as rampas de madeira, que de facto estão muito degradadas e são um perigo para os jovens».

«Não queremos que aconteça ali nenhum acidente, nessas rampas que foram instaladas em 2010, por uma empresa alemã que pagou a intervenção, ajudando assim o Clube Bicross a ter rampas para um torneio internacional de BMX que então se realizou no Parque da Juventude», disse a vereadora.

Ana Fazenda salientou que a Câmara de Portimão «já ali gastou muito dinheiro a fazer as obras mais urgentes, estruturais, que passaram por arranjar as escadas de madeira e as bancadas, por exemplo, mas temos a noção de que a obra tem de continuar».

«Só que, como é do conhecimento público, a Câmara tem pouco dinheiro e tem outras prioridades mais urgentes, nomeadamente na área social, por isso temos de gerir o dinheiro o melhor possível», acrescentou.

«Para substituir as rampas, estamos à procura de patrocinadores que nos permitam fazer essa intervenção sem gastar um tostão do dinheiro do Município». «Percebemos que os jovens e o Clube Bicross precisam das rampas, por isso estamos a tentar resolver o problema», garantiu.

Outra garantia que a vereadora Ana Fazenda deixou é que as rampas, que no passado motivaram queixas dos moradores vizinhos do Parque da Juventude, devido ao barulho, serão agora «colocadas noutro espaço dentro do parque, para não incomodar ninguém».

 

Comentários

pub