Munícipes de Lagoa votam nos oito projetos finalistas do Orçamento Participativo

Oito projetos, entre os quais consta a criação de uma ciclovia entre a Senhora da Rocha e Armação de Pera […]

orçamento participativo lagoaOito projetos, entre os quais consta a criação de uma ciclovia entre a Senhora da Rocha e Armação de Pera ou o abastecimento de água nas zonas das Cercas, Urzais e Lobito, estão agora em votação pública, no âmbito do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lagoa.

Após avaliação técnica de 19 propostas escolhidas nos Encontros Participativos que decorreram de Maio a Julho em Ferragudo, Parchal, Estômbar, Lagoa, Carvoeiro e Porches, a Comissão Técnica selecionou oito que cumpriam os critérios de seleção contidos no regulamento.

Assim foram selecionados os projetos da Ciclovia entre Senhora da Rocha e Armação de Pera (P1), Pavimentação da estrada no Sítio das Travessadas (União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro) (P4), Aquisição de carrinha para o Centro Sénior de Carvoeiro e apoio à população (P5), Abastecimento de água nas zonas das Cercas, Urzais e Lobito (Lagoa) (P9), Cobertura/sombreamento e requalificação do polidesportivo da Mexilhoeira da Carregação e respetivos balneários (P10), Requalificação do parque infantil da Mexilhoeira da Carregação (junto ao rio) (P11), Substituição dos contentores do lixo por ilhas ecológicas na urbanização da Fazenda Grande e Quinta de S. Pedro (P12) e Asfaltagem do caminho entre o “restaurante Piano Garden” até Vale da Canada (Ferragudo) (P18).

Estas oito propostas totalizam investimentos de 411 mil euros, mas, tendo em conta que o Orçamento Participativo de Lagoa foi dotado com um montante total de 300 mil euros, há agora que fazer uma escolha final, através da votação dos munícipes.

Assim, começou no passado dia 10 de Agosto – prolongando-se até 10 de Setembro – a votação pública das propostas que foram selecionadas nos Encontros de Participação, conhecendo-se assim, de forma democrática e participativa, a prioridade a dar às oito obras, de acordo com o Regulamento e que posteriormente entrarão em fase de projeto de execução, nos termos do Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara de Lagoa para 2017.

As oito propostas mais votadas, que determinarão o investimento municipal, estão a ser submetidas ao escrutínio dos munícipes ,que agora têm a oportunidade de as votar, digitalmente – desde que tenham mais de 18 anos e apresentem a identificação – nos edifícios das Uniões e Juntas de Freguesia e nos CTT de Ferragudo, para a escolha de duas propostas.

Os cidadãos, após consultarem a lista das propostas e introduzirem digitalmente o número de identificação no computador disponibilizado, deverão selecionar as duas propostas favoritas e, salienta a Câmara de Lagoa, «votar em consciência, segunda a sua perspetiva de prioridade, exercendo assim o mais puro conceito de cidadania em defesa da gestão dos dinheiros públicos, do seu espaço público e respetivas prioridades, no contexto da melhoria da sua qualidade de vida e imagem da sua terra».

«Considerando que o valor já deliberado pela Câmara Municipal para a execução das obras do OP 2016 é de 300 mil euros, do processo de votação sairão vencedoras as propostas mais votadas que, no seu conjunto, perfaçam este valor», acrescenta a autarquia.

Comentários

pub