Lagos tem mais de meio milhão de euros para apoiar clubes desportivos

A Câmara de Lagos vai apoiar associações desportivas do concelho com uma verba superior a meio milhão de euros, na […]

associativismo_desportivo.jpgA Câmara de Lagos vai apoiar associações desportivas do concelho com uma verba superior a meio milhão de euros, na época desportiva 2016/17, e voltará a dar apoio financeiro direto às coletividades,  algo que não acontecia há alguns anos.

Na Reunião de Câmara de Lagos de 3 de Agosto, o executivo municipal deliberou que parte dos 518 mil euros que serão afetos a esta área serão destinados ao financiamento da atividade desportiva, através de subsídios. A restante verba será, como acontecia até agora, investida «na cedência de instalações desportivas para treinos e competições, transportes e apoios logísticos», segundo a Câmara de Lagos.

Segundo o município, o regresso à atribuição de subsídios está intimamente ligado ao cumprimento dos objetivos delineados para a época passada nesta área, que a autarquia espera repetir na época desportiva que agora começa.

A autarquia lacobrigense visa, com os apoios previstos, fomentar a prática de desporto federada, ao mesmo tempo que cria condições para que toda a população tenha acesso à atividade desportiva.

Na vertente de competição, o apoio será dado «através das linhas de apoio ao associativismo desportivo a estabelecer para cada época».

Por outro lado, será mantida a aposta «no alargamento à prática de exercício físico a todas as idades, a partir do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, e a vários grupos etários da população, visando criar hábitos de um estilo de vida saudável».

«A promoção do Desporto, nas vertentes competitivas, de saúde e de lazer continuará, em 2016, a ser potenciada, procurando-se uma articulação em relação a novos projetos e atividades de continuidade, nomeadamente: a articulação com a empresa municipal Lagos-em-Forma; a atividade dos clubes desportivos locais; as parcerias que têm sido estabelecidas com as federações e associações das várias modalidades e com entidades públicas (ex. IPDJ) e a dinamização de projetos educativos na área desportiva e de saúde junto dos estabelecimentos escolares (Crescer em Movimento; Expressão e Educação Físico-Motora; Atividades de Enriquecimento Curricular; Escola Ativa); a dinamização de projetos e infraestruturas na vertente da saúde e lazer (Saúde em Movimento; Centro de Marcha e Corrida; Circuito Concelhio em Atletismo; Percursos pedestres e circuito de manutenção e Marchas/Passeio e/ou Marchas-corrida)», resumiu a Câmara de Lagos.

Comentários

pub