Investigadores da UAlg promovem dia aberto no Complexo Arqueológico dos Perdigões

O Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) da Universidade do Algarve, em colaboração com a Câmara […]

Museu dos Perdigões-peça encontrada nas escavações (6)O Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) da Universidade do Algarve, em colaboração com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, a Herdade do Esporão e a Era Arqueologia SA, vai promover o Dia Aberto no Complexo Arqueológico dos Perdigões, a 6 de Agosto próximo.

O Complexo Arqueológico dos Perdigões, situado na Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, abre as suas portas a todos os que quiserem saber mais sobre o período Neolítico e Calcolítico e sobre um dos mais fascinantes sítios da arqueologia portuguesa.

Haverá uma visita guiada à escavação arqueológica (9h30) e uma palestra dedicada ao tema «Perdigões e o “Canto do Cisne” dos recintos de fossos pré-históricos» (12h00), seguida de visita às caves do Esporão e beberete.

Há mais de 5 mil anos, os Perdigões eram um importante santuário para onde convergiam populações vindas de várias regiões, para aí realizar rituais ligados à morte, ao culto dos antepassados e ao mundo simbólico.

Desde há 18 anos que o projeto dos Perdigões tem vindo a ser investigado, sob a responsabilidade de António Valera, investigador integrado do ICArEHB, e é na atualidade um dos projetos mais profícuos dedicados ao conhecimento da realidade dos recintos de fossos da Pré-História recente ibérica.

As inscrições devem ser feitas até dia 4 de Agosto, através dos emails [email protected] ou [email protected].

Complexo arqueológico dos Perdigões (4)

Comentários

pub