Incêndio de Messines está «dominado», depois de levar à evacuação de 49 pessoas

O incêndio que esta segunda-feira deflagrou em Perna Seca, perto de São Bartolomeu de Messines (Silves) já está «dominado», depois […]

bombeiros
Bombeiros a fazerem o reabastecimento, junto à frente de Boião – foto de VItor Pina

O incêndio que esta segunda-feira deflagrou em Perna Seca, perto de São Bartolomeu de Messines (Silves) já está «dominado», depois de ter levado à evacuação de 49 pessoas, cujas casas estiveram ameaçadas pelas chamas.

Richard Marques, comandante operacional de socorro, disse que «os trabalhos noturnos surtiram o efeito desejado e foram ao encontro do planeado», acabando os bombeiros por conseguir dominar o fogo às primeiras horas do dia.
«As próximas horas vão ser cruciais para consolidar a extinção do fogo», acrescentou.

Ou seja, no terreno ainda se vão manter homens e meios, para garantir que não haverá reacendimentos, num dia em que, apesar de tudo, a meteorologia prevê um ligeiro abrandamento do calor, com temperaturas máximas a rondar os 30 a 33ºC. Neste momento, está a ser utilizado um helicóptero para ajudar às operações de consolidação e rescaldo.

Apesar de terem sido evacuadas 49 pessoas, «não houve feridos, nem danos materiais de grande monta, já que apenas arderam anexos e algumas ruínas». «Nenhuma habitação foi afetada pelo fogo», garantiu Richard Marques.
Das pessoas evacuadas por precaução, «41 foram deslocadas para casas de familiares, enquanto as restantes oito estão a ser acompanhadas pela Proteção Civil».

No total, o fogo que deflagrou ontem, pelas 15h00, e afetou uma « zona de mato, pinhal e eucaliptal, com povoamento misto e disperso», foi combatido por 369 operacionais, 112 veículos, dos quais uma dezena de máquinas de rasto. Ontem, enquanto houve luz, foram ainda utilizados quatro meios aéreos, um dos quais viria depois a ser desviado para um fogo vizinho, em Almodôvar.

No combate ao incêndio, estiveram corporações dos distritos de Faro e de Beja, bem como um grupo de reforço vindo de Lisboa.

Esta terça-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, nove dos 16 concelhos do Algarve estão sob risco «muito elevado» de incêndio, enquanto um – o de Monchique – está sob risco «máximo».

 

Veja mais fotos de Vítor Pina, a quem o Sul Informação agradece a cedência das suas imagens:

Comentários

pub