Importância das leguminosas na Dieta Mediterrânica debatida em Tavira

A importância das leguminosas na Dieta Mediterrânica vai estar em foco num seminário que a Direção Regional de Agricultura e […]

Leguminosas secasA importância das leguminosas na Dieta Mediterrânica vai estar em foco num seminário que a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve) e a Câmara Municipal de Tavira vão promover a 2 de Setembro, às 10h00, no Clube de Tavira.

Durante a sessão, será analisada a relevância destes produtos em diversas vertentes, nomeadamente agrícola e ambiental, nutricional e de saúde pública, bem como os aspectos económicos associados à produção de leguminosas.

O grande objetivo do seminário é consciencializar para os beneficios nutricionais das leguminosas secas, entre as quais se contam produtos como o feijão, o grão de bico e as lentilhas.

Para isso, foram convidados como oradores Amélia Delgado, investigadora da área da Dieta Mediterrânica, Teresa Sancho, da ARS Algarve, Ana Maria Barata, do INIAV/Banco Português de Germoplasma Vegetal e Pedro Correia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve. também presentes estarão o presidente da Câmara Municipal de Tavira Jorge Botelho, o reitor da Universidade do Algarve António Branco e o Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve Fernando Severino.

A participação na sessão é gratuita e dirige-se a investigadores, industriais, agricultores, e outros investidores do setor, profissionais de saúde, bem como a todos os interessados numa dieta saudável e sustentável. os interessados deverão inscrever-se previamente enviando um email para [email protected] até ao dia 1 de Setembro, às 12h00.

A iniciativa vai integrar o programa da Feira da Dieta Mediterrância, que Tavira acolhe entre os dias 1 e 4 de Setembro.

 

Programa completo do seminário:

10h00 – Sessão de abertura (Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Reitor da Universidade do Algarve, Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve) (*)

10h30 – “As leguminosas no contexto da dieta mediterrânica: uma visão” – Doutora Amélia Delgado (Investigadora da área da Dieta Mediterrânica)

10h50 – “Leguminosas: nutrição, alimentação e saúde” – Dra. Teresa Sancho (ARS Algarve)

11h15 – Coffe-break

11h30 – “Biodiversidade: uma evidência na dieta mediterrânica” – Doutora Ana Maria Barata (INIAV / Banco Português de Germoplasma Vegetal)

11h50 – “A Alfarrobeira e a Alfarroba no ambiente mediterrânico” – Professor Doutor Pedro Correia (Faculdade de Ciências e Tecnologia – UALG)

12h15 – Mesa Redonda: Oradores, Comunicação Social (Henrique Dias Freire, Diretor do “Postal do Algarve”)

13h00 – Encerramento (Presidente da Câmara Municipal de Tavira e Diretor Regional da DRAP Algarve)

Comentários

pub