Idosos diabéticos da Serra de Silves passam a ter consultas regulares ao domicílio

Os idosos da freguesia silvense de São Marcos da Serra que sofrem de diabetes vão passar a ser acompanhados de […]

palestra diabetes.cdrOs idosos da freguesia silvense de São Marcos da Serra que sofrem de diabetes vão passar a ser acompanhados de forma regular por uma equipa de profissionais de saúde, nas suas próprias casas.

O projeto Diabetes na Serra de Silves, que resulta de uma parceria entre diversas entidades, prevê consultas médicas e de enfermagem ao domicílio, bem como atividades de educação para a saúde junto dos utentes do projeto.

Os destinatários desta medida são pessoas com mais de 65 anos, inscritos na Unidade de Cuidados Saúde Personalizados (UCSP) de Silves e residentes em São Marcos da Serra, a quem tenha sido diagnosticada diabetes.

«Após aceitarem participar nesta iniciativa, recebem de quinze em quinze dias a Unidade Móvel de Saúde da autarquia, com uma equipa composta por um médico da UCSP de Silves e um enfermeiro da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Rio Arade, que assim avaliarão o seu estado clínico, prevenindo complicações promovidas por esta doença», segundo a Câmara de Silves, um dos parceiros neste projeto.

O Diabetes na Serra de Silves tem como principais objetivos «melhorar a acessibilidade e a qualidade dos cuidados de saúde e promover a vigilância adequada junto da população mais idosa com diabetes», tendo em vista a prevenção e deteção precoce de complicações associadas a esta doença.

O projeto é dinamizado pela UCC Rio Arade, em parceria com a UCSP de Silves, a Unidade Coordenadora Funcional de Diabetes do Agrupamento de Centros de Saúde Barlavento, a Câmara Municipal de Silves e a Junta de Freguesia de São Marcos da Serra.

Comentários

pub