Helicóptero resgata seis tripulantes de iate a Sul de Sines

Seis tripulantes de uma embarcação de recreio que estava à deriva, sem leme, cerca de 32 milhas náuticas a sul […]

VL_BOATSeis tripulantes de uma embarcação de recreio que estava à deriva, sem leme, cerca de 32 milhas náuticas a sul de Sines, foram ontem à tarde resgatados pelo helicóptero da FAP EH-101, depois de os meios marítimos não terem sido bem sucedidos devido ao estado do mar.

Os seis tripulantes, todos de nacionalidade portuguesa, tinham entre 16 e 51 anos.

O alerta foi dado pelas 15h17, via VHF, pelos tripulantes do iate «VL Boat», «reportando que estariam em dificuldades, pois tinham perdido o governo do veleiro e estavam sem capacidade de navegação, necessitando de auxílio», conta a Marinha em nota de imprensa.

O INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) efetuou uma «avaliação médica dos jovens que se encontravam a bordo, apresentando sinais de desidratação e de um adulto com queixas de possível cólica renal».

Foram enviadas para o salvamento as embarcações NRP «Dragão» e a lancha da Polícia Marítima «Fronteira».

 

VL_BOAT2

No entanto, quando os meios chegaram ao local, às 17h15, «as condições de mar eram bastante adversas, impossibilitando assim o apoio à embarcação e o resgate dos tripulantes com estes meios, após diversas tentativas efetuadas».

Foi assim enviado um helicóptero da FAP – EH-101, que fez o resgate dos tripulantes, tendo aterrado em Lisboa pelas 00h40. Todos os tripulantes foram transportados pelo INEM para o Hospital de Santa Maria, em situação estável.

A operação foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o Capitão de Porto de Sines, a Força Aérea Portuguesa (FAP) e o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar).

Comentários

pub