Festival da Sardinha mais protegido com desfibrilhadores e técnicos formados em Suporte Básico de Vida

O programa pioneiro de desfibrilhação automática externa que assegurará que todos os eventos em Portimão possuam uma capacidade de resposta […]

desfibrilhador Portimão_04O programa pioneiro de desfibrilhação automática externa que assegurará que todos os eventos em Portimão possuam uma capacidade de resposta imediata e devidamente instalada foi ontem apresentado, durante a inauguração do Festival da Sardinha.

Os ministros Adjunto e do Mar, Eduardo Cabrita e Ana Paula Vitorino, e ainda o secretário de Estado das Pescas José Apolinário, acompanhados pela presidente da Câmara Isilda Gomes, tomaram conhecimento do projeto pioneiro da Proteção Civil Municipal e Bombeiros de Portimão e assistiram a um exercício prático da sua utilização por um técnico da autarquia que se encontra a acompanhar o evento em permanência.

Esta medida representa um investimento de 8 mil euros, suportados pelo Município de Portimão, estando atualmente os Bombeiros de Portimão acreditados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) enquanto entidade formadora e licenciados com um programa próprio de DAE.

Para a concretização deste objetivo, e por forma a assegurar a presença de um mínimo de dois operadores de DAE nos eventos com maior afluência, foram formados 18 técnicos das áreas do desporto e cultura da Câmara Municipal de Portimão, agora habilitados a utilizar estes equipamentos que salvam vidas.

Também a área desportiva da Praia da Rocha dispõe atualmente de um equipamento que é operado pelos técnicos responsáveis pelo equipamento desportivo ao longo da época balnear.

A par desta formação diferenciada, no último ano, todos os trabalhadores da autarquia portimonense participaram em ações de formação promovida pela Proteção Civil e Bombeiros de Portimão sobre Suporte Básico de Vida, tendo-lhes sido entregue uma Pocket Mask (máscara de bolso) individual, que lhes permite realizar as respetivas manobras iniciais em segurança.

 

Saiba tudo sobre o Festival da Sardinha clicando aqui.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

 

 

 

Comentários

pub