Feira Medieval de Silves promove atividades para os seus visitantes mais pequenos

A 13ª Feira Medieval de Silves, que arranca hoje, dia 12 de Agosto, e termina a 21, vai contar com […]

Cartaz xilb dos pequenosA 13ª Feira Medieval de Silves, que arranca hoje, dia 12 de Agosto, e termina a 21, vai contar com um espaço dedicado às crianças, o “Xilb dos Pequenos”, que funcionará todos os dias, na Praça Al-Mu’tamid, das 18h00 às 24h00.

Segundo a Câmara de Silves, neste espaço haverá «atividades educativas e lúdicas que envolvem a expressão plástica, a expressão dramática e atividade física, contextualizadas e integradas historicamente no período da Feira Medieval, devidamente acompanhadas por técnicos da autarquia».

Uma das ações previstas para este espaço levará os mais novos a descobrirem a figura imaginário de Ahmed Said: o oleiro azarado, já que era raro conseguir concluir uma peça sem que ela se partisse antes. Como tal, será necessária a «colaboração de todos os jovens participantes» do “Xilb dos Pequenos”, diz a autarquia.

A figura de Ibn Qasi, que é o grande destaque desta edição da Feira Medieval, também não será esquecida no “Xilb dos Pequenos”,«através da realização de uma oficina de artes decorativas ornamentais no tempo de almorávidas, almóadas e de Ibn Qasî, que levará à descoberta de “Sinais e arabescos místicos”».

Os cristãos também terão lugar neste espaço, com a ação “Relâmpago, o cavalo bravo de D. Afonso Henriques”. Nesta atividade, uma oficina de conceção do cavalo e dos acessórios de guerra oferecidos pelo Rei conquistador ao seu aliado Ibn Qasi, recordar-se-á um episódio da história real, ocorrido aquando do estabelecimento da aliança entre o Rei Cristão e Ibn Qasi.

Os pequenos visitantes da Feira Medieval de Silves poderão ainda participar na criação de um mosaico decorativo, na ação “Hoje, também tu és digno dessa oferta”, bem como em oficinas de dança e sons, dinamizadas pela Associação Raks Al Amar e por Emad Selim.

Todos os dias, “Na hora da História ouvimos….lendas e estórias do tempo de Mouros”, serão contadas as histórias e lendas da cidade de Silves, apelando à imaginação e intervenção dos participantes.

Neste espaço haverá, por fim, muitos jogos e diversões, que recordarão os tempos medievais, como o jogo da corda, andas, andarilhos, jogo das sacas, guilhotina, jogos das argolas, baloiços, jogos de equilíbrio com estrados e jogos de tabuleiro: o jogo do alquerque e o jogo do moinho.

A 13ª Feira Medieval de Silves é organizada pela Câmara Municipal de Silves e tem o patrocínio do Zoomarine e da YellowFish Transfers e o apoio da Região de Turismo do Allgarve, do Amendoeira Golf Resort, da Algar e da Delta. São media partners do evento a RTP, o Sul Informação e a RUA FM.

Comentários

pub