Fãs do trail running voltam a percorrer os trilhos do lince em Silves e Monchique

Uma nova edição do «Trail do Lince», uma iniciativa que convida a percorrer, a pé ou a correr, os trilhos […]

FB Trail do Lince
FB Trail do Lince

Uma nova edição do «Trail do Lince», uma iniciativa que convida a percorrer, a pé ou a correr, os trilhos do lince, em Silves e Monchique, vai realizar-se a 8 de Outubro.

Este é um evento com um forte cariz de sensibilização ambiental, que junta uma caminhada não competitiva e pensada para famílias a duas provas de trail running, uma mais curta e a outra de longo curso, apenas indicada para quem esteja muito habituado a correr nos caminhos serranos.

Os interessados em participar já se podem inscrever no site do «Trail do Lince». Para isso, terão de “adotar” um Lince Ibérico, que é o mesmo que dizer adquirir um peluche World Wide Fund, organização que promove a iniciativa em conjunto com a Liga para a Proteção da Natureza e com a Associação Algarve Trail Running. Cada lince de peluche custa 19,90 euros, com 5 euros a reverter para a Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e World Wildelife Fund (WWF). Ambas as organizações contribuem ativamente na preservação do felino mais ameaçado do planeta.

Cumprida a formalidade de adoção de um lince, espécie que esteve à beira da extinção e cuja recuperação é o objeto central de um centro existente em Silves, os participantes podem optar pela caminhada de 12 quilómetros, por um trail curto, com a mesma distância (desnível acumulado de 800m » D+400 m), ou por um trail longo, de 30 quilómetros, que se realizará em Monchique.

Ou seja, para inscrição no Trail, os interessados têm primeiro que adotar o Lince Ibérico e depois escolher uma das modalidades, como o Trail Longo (30 km), com o valor de inscrição de 15 euros, e o Trail Curto (12 km) ou Caminhada (12 km), por 10 euros.

Segundo a Câmara de Silves, que apoia a realização deste evento, o Trail do Lince «é o único evento desportivo que oferece a oportunidade de percorrer os trilhos do lince ibérico nas regiões de Silves e Monchique, tendo por objetivo captar a atenção do público com gosto por caminhadas e trail, contribuindo para a preservação desta espécie em Portugal».

Após o sucesso da primeira edição do Trail do Lince, que contou com mais de 300 participantes, a organização prevê duplicar o número de inscrições e unir a população, organizações não-governamentais, Estado e empresas pela reintrodução desta espécie no seu habitat natural.

Comentários

pub