Farcume já começou e trouxe realizadores e atores de vários países a Faro

Realizadores e atores vindos da Rússia, França, Espanha e de diversos pontos de Portugal fizeram questão de fazer a  viagem […]

Farcume 2014Realizadores e atores vindos da Rússia, França, Espanha e de diversos pontos de Portugal fizeram questão de fazer a  viagem até ao Algarve, para estar no Farcume- Festival de Curtas-Metragens de Faro, que começou esta quarta-feira e pode ser visto até sábado, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

Ao todo, estarão presentes 26 pessoas ligadas aos filmes que serão exibidos , a maioria dos quais portugueses, um recorde neste campo.

Segundo Bruno Lage, presidente da associação Faro 1540, que organiza o festival, o grande destaque da edição de 2016 do evento é «a grande quantidade de curtas portuguesas», que se reflete no número de realizadores e atores presentes. «No 1º e 2º ano, o festival foi todo em português. A partir daí, a produção nacional decresceu, em número e em qualidade. Este ano, houve um boom de filmes portugueses, com um nível médio de qualidade elevado», contou, em declarações ao Sul Informação.

«Teremos três curtas algarvias, todas elas de ficção, de realizadores de Tavira, Faro e Albufeira», acrescentou Bruno Lage.

«Penso que este aumento se deve à melhoria das condições para a criação. De resto, os realizadores portugueses sempre fizeram boas curtas, de um modo geral», considerou.

Uma maior profusão de obras portuguesas não impede que o Farcume tenha curtas vindas dos quatro cantos do mundo, como tem sido hábito nas mais recentes edições do festival farense. Em 2016, há filmes vindos de 47 países, entre os quais países europeus como Espanha, Alemanha, Grécia, França, Itália, Rússia e Suécia, de todo o continente americano (EUA, Canada, México, Colômbia e Brasil, entre outros) e de países como o Irão, Iraque, Índia, Israel, Austrália, Vietname e Filipinas.

Os filmes estarão divididos em cinco categorias – Animação, Documentário, Ficção, Videoclips e Cinema do Mundo – e serão escolhidas por um júri independente os três melhores filmes de cada uma, «podendo haver lugar a menções honrosas». «Também será dado o prémio curtíssima, ao melhor filme com menos de 4,5 minutos», acrescentou  Bruno Lage.

A exibição dos filmes começa sempre às 21h00 e as noites acabam sempre com um convívio no bar Os Artistas, na Baixa de Faro. Os bilhetesde festival custam 8 euros e podem ser adquiridos no site do Farcume, na plataforma Bilheteiraonline.pt nas estações dos CTT, na Worten, na FNAC e n´Os Artistas, em Faro. Os bilhetes diários são adquiridos no recinto no próprio dia e custam 3 euros.

Comentários

pub