Dias Medievais com imagem renovada voltam a animar Castro Marim

Castro Marim vai regressar aos Dias Medievais entre 24 e 28 de Agosto, mas desta vez vai vestir-se com uma […]

Dias Medievais 2015_52Castro Marim vai regressar aos Dias Medievais entre 24 e 28 de Agosto, mas desta vez vai vestir-se com uma “roupagem” com traços bem modernos, imaginada por um jovem natural do concelho.

O município castromarinense lançou o desafio a Abel Justo Viegas, finalista da licenciatura de Belas Artes da Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid, para que criasse um novo grafismo para o evento, que já irá constar dos cartazes e demais elementos de comunicação da 19ª edição dos Dias Medievais de Castro Marim.

Uma renovação a piscar o olho a quem vem de fora, para que possam participar numa festa que mobiliza boa parte da população deste concelho do Sotavento. Ano após ano, são muitos os castromarinense que entram no espírito do evento, vestindo-se a rigor (muitas vezes com fatos feitos à medida) e percorrendo o recinto.

CARTAZ_A4_2016
Novo grafismo dos Dias Medievais de Castro Marim

O evento vai manter, em 2016, as suas principais atrações, nomeadamente as noites no Castelo de Castro Marim. Durante os Dias Medievais, a antiga fortificação enche-se de cavaleiros, damas, soldados, padres, camponeses, pedintes com doenças pestilentas e até feiticeiros, numa recriação histórica que leva os visitantes até ao passado.

No campo da animação, a principal atração é um torneio medieval com justas, onde cavaleiros e os seus séquitos travam combates de morte. Mas há muito mais para ver, dentro das muralhas. Além da exposição de instrumentos de tortura e punição, das mostras gastronómicas, dos grandes espetáculos e das muitas propostas de animação de rua, algumas das quais inéditas, estarão ali representadas mais de 45 profissões tradicionais.

Quem procurar uma experiência mais completa, pode aderir ao Banquete Medieval e provar algumas iguarias inspiradas nas artes culinárias de então, ao som da guitarra clássica e animado pelos diferentes grupos de artistas, que atuam à vez para os comensais. O jantar custa 30 euros por pessoa e dá direito não só à refeição, mas também acesso a todos os espaços do recinto e a brindes.

A festa não fica, ainda assim, confinada ao castelo. No centro da vila será novamente instalado um Mercado Medieval, onde também não faltará animação, nomeadamente música, dançarinos e malabaristas, entre outros.

A autarquia castromarinense voltou a apostar forte nesta feira, que terá, em 2016, uma área ainda maior do que há cerca de um ano. Também foram criadas novas zonas de animação a pensar nas crianças.

Destaque ainda para a Ordem dos Templários, que irá marcar presença pela primeira vez na iniciativa, depois da instalação da Comendadoria de Santiago em Castro Marim, a 23 de Abril.

Como aconteceu em 2015, os visitantes voltam a poder optar por visitar apenas o Mercado Medieval, pagando 2 euros pelo bilhete (menores de 12 anos não pagam). Quem quiser ter acesso a todo o recinto (mercado e castelo), terá de desembolsar 6 euros, caso tenha mais de 12 anos, ou 3 euros, para crianças entre os 6 e os 11 anos.

Os residentes no concelho voltam a ter acesso gratuito a todo o evento, bastando para isso pedir uma credencial no Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) e Juntas de Freguesia de Azinhal, Altura e Odeleite.

Comentários

pub