Desemprego no Algarve baixa para 8,1%, a menor taxa do país

A taxa de desemprego no Algarve baixou para 8,1%, no segundo trimestre do ano, de acordo com dados divulgados hoje […]

DesempregoA taxa de desemprego no Algarve baixou para 8,1%, no segundo trimestre do ano, de acordo com dados divulgados hoje pelo INE (Instituto Nacional de Estatística). A região algarvia é mesmo a que apresenta a taxa de desemprego mais baixa em todo o país.

Face ao mesmo período do ano passado, o desemprego baixou 24,6% e, em relação ao primeiro trimestre de 2016, a descida foi de 31,6%.

Esta diminuição do desemprego foi acompanhada por um crescimento líquido do emprego, na ordem dos 4%, o que corresponde a cerca de 7800 novos postos de trabalho.

No entanto, apesar do maior número de pessoas empregadas, o Algarve é o “campeão” da precariedade, uma vez que 30% dos trabalhadores por conta de outrem têm vínculos precários. A média a nível nacional fica-se pelos 19%. Estes resultados estão relacionados com o regime sazonal da principal atividade económica do Algarve: o Turismo.

A percentagem da população empregada também aumentou, neste caso, 0,8% em relação ao mesmo período do ano passado, e 3,8% em relação ao último trimestre.

A nível nacional, a taxa de desemprego é de 10,8%, baixando 9,8% em relação ao mesmo período de 2015, e 12,6% em relação ao primeiro trimestre deste ano.

 

 

Comentários

pub