Consulado traz cultura do Brasil a Faro

O Consulado-Geral do Brasil no Algarve organiza a Semana do Brasil, de 12 a 17 de Setembro, que trará a […]

consulado brasilO Consulado-Geral do Brasil no Algarve organiza a Semana do Brasil, de 12 a 17 de Setembro, que trará a cultura daquele país lusófono a Faro.

A abertura está marcada para dia 12 de Setembro, na Biblioteca António Ramos Rosa, em Faro.

Esta iniciativa inclui uma exposição sobre a vida e a obra de três importantes escritores brasileiros – Clarice Lispector, Erico Veríssimo e João Cabral de Melo Neto -, na Biblioteca António Ramos Rosa, de 13 a 30 de Setembro, um painel de debates sobre as relações entre o cinema e a literatura, no dia 13, das 14h00 às 18h00, e uma mesa-redonda sobre o tema “Poesia e Crítica Literária”, no dia 15, das 17h00 às 20h00. Estas duas últimas atividades vão ter lugar no Campus da Penha da Universidade do Algarve.

Haverá ainda um Ciclo de Cinema Brasileiro, em parceria com o Cineclube de Faro, a realizar no IPJ.

Os filmes a passar são “O Tempo e o Vento”, de Jayme Monjardim (2013), baseado na obra homónima de Érico Veríssimo, no dia 13, às 21h30, e o documentário “Recife-Sevilha: João Cabral de Melo Neto”, de Bebeto Abrantes (2003), no dia 16, também às 21h30.

Para o dia 17 fica reservada dose dupla: às 17h00, há “Aventuras do Avião Vermelho”, filme de animação também baseado num livro infantil de Érico Veríssimo, com realização de Frederico Pinto e José Maia (2014) e ainda, às 21h30, o documentário “A Descoberta do mundo”, de Taciana Oliveira, sobre Clarice Lispector.

A Semana do Brasil conta com o apoio da Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, da Universidade do Algarve, do Cineclube de Faro, do Centro de Investigação em Artes e Comunicação/CIAC da UAlg, do Instituto Português do Desporto e Juventude, do Grupo Coral Ossónoba e do Elos Clube de Faro.

 

Comentários

pub