Candidatura do PARU de Silves a fundos da UE «aprovada com mérito»

A candidatura do Plano de Ação de Regeneração Urbana de Silves (PARU) a fundos da União Europeia foi «admitida e […]

Câmara de SilvesA candidatura do Plano de Ação de Regeneração Urbana de Silves (PARU) a fundos da União Europeia foi «admitida e aprovada com mérito», anunciou esta sexta-feira a Câmara de Silves. Este instrumento de ordenamento de território junta investimento privado e público  e incide sobre uma Área de Reabilitação Urbana cuja delimitação foi aprovada em Maio.

«O PARU da cidade de Silves prevê um investimento público na ordem do 1,5 milhão de euros que potenciará o investimento privado na ordem dos 4,5 milhões de euros com base em intenções já manifestadas no âmbito do plano aprovado», segundo a autarquia silvense.

Com a aprovação da candidatura, há a garantia de que parte deste investimento será co-financiado pela União Europeia, através do programa operacional CRESC Algarve 2020 (Eixo 4 – Reforçar a competitividade do território). A elaboração do PARU foi «fundamental para que o Município e privados pudessem candidatar-se a fundos comunitários do Portugal 2020, de modo a desenvolver e implementar diversas ações de regeneração e revitalização urbanas na cidade de Silves».

«Os objetivos previstos no plano centram-se na promoção do dinamismo económico, com incidência no aumento da oferta de emprego, bem como na qualificação territorial que contempla intervenções ao nível do edificado, visando a estrutura edificada e suas condições de habitabilidade/funcionalidade e ao nível do espaço público, focando a qualificação paisagística, funcional e urbana, com destaque para as condições de acessibilidade e mobilidade», acrescentou a Câmara de Silves.

Comentários

pub