Câmara de Odemira disposta a ajudar Governo a pagar obras na ligação ao Algarve

A Câmara de Odemira está disposta a ajudar o Governo a financiar as obras na EN266 (Luzianes Gare – Porto […]

EN266-1A Câmara de Odemira está disposta a ajudar o Governo a financiar as obras na EN266 (Luzianes Gare – Porto de Lagos), que liga o concelho ao Algarve. A falta de garantias do Governo para arranjar uma solução antes de 2018 levou o presidente da Câmara de Odemira a propor uma programa de partilha de recursos, «inclusivamente financeiros», para resolver o problema.

José Alberto Guerreiro revelou que a Câmara propôs «ao Ministro Adjunto que transmitisse ao Governo que estamos dispostos a estabelecer um programa de partilha de recursos, inclusivamente financeiros, para resolver o problema das acessibilidades do concelho de Odemira».

José Alberto Guerreiro - Odemira (2)
José Alberto Guerreiro

Apesar de o problema se estender a outras ligações, o mau estado do piso da EN266 é uma das maiores preocupações: «a EN266, que liga Luzianes Gare ao interior norte do Algarve, é uma via fundamental para a atividade do nosso interior. As populações de Luzianes, São Martinho ou Santa Clara utilizam-na porque não têm outra alternativa. A juntar a isto, há a questão da ferrovia e o abandono a que fomos votados, por quem dirige, e nos deixou sem comboio regional».

José Alberto Guerreiro acrescenta que «as pessoas ficaram privadas de comboio e agora também de circular na rodovia, que está em péssimas condições. Já tive duas reuniões com o secretário de Estado das Infraestruturas [Guilherme W. Oliveira Martins] que diz que lamenta a situação, mas dá-me muito poucas esperanças para 2016, para 2017 também não são certezas, e aponta alguns caminhos para 2018».

Ora, sublinha o autarca, «isso é inaceitável, porque a intervenção é urgente. Por isso, temos de fazer um esforço e e mostrámos disponibilidade para uma parceria. Melhor que isto já não sei, qualquer dia teremos de ser nós a ir tapar os buracos nas estradas nacionais».

EN266-2-768x512Segundo o edil odemirense, «quem percorre a EN266 facilmente encontra motivos para alarme. Não se pode, numa estrada nacional daquela importância, assinalar “Piso em Mau Estado” e a questão está resolvida. Exigimos responsabilidades a quem permitiu que lá passassem cargas excessivas, que é o que acontece todos os dias. É uma estrada importante para as pessoas e também para atividade económica a EN266 é essencial».

José Alberto Guerreiro reforça que «temos que juntar esforços. O que o Município está a dizer é que estamos disponíveis para ajudar a resolver estes problemas. Não sei se já aconteceu a nível nacional que a solidariedade fosse de baixo para cima».

Além da EN266, há outras estradas nacionais em mau estado no concelho e a proposta da autarquia é extensível a estas. «Também há a EN120, entre Odemira e São Luís, que liga ao Hospital do Litoral Alentejano e tem uma situação dramática, enquanto a EN389, que sai do Cercal, passa por Colos e faz a ligação Sines-Algarve, está deplorável. Alguma coisa tem de ser feita e espero encontrar soluções o mais rapidamente possível», concluiu José Alberto Guerreiro.

Comentários

pub