«Banho Santo» e muita animação nas festas de São João da Degola da Manta Rota

A tradição do «Banho Santo» volta a cumprir-se na praia da Manta Rota, à maneira antiga, no dia 29 de […]

Festas de São João da Degola_Banho Santo (1)A tradição do «Banho Santo» volta a cumprir-se na praia da Manta Rota, à maneira antiga, no dia 29 de Agosto, naquele que será o culminar das festas em honra de São João da Degola, que começam amanhã, sexta-feira nesta localidade de Vila Real de Santo António.

Ao longo de 11 dias será possível assistir a concertos, partipar em bailes, reviver tradições e ver fogo-de-artifício. Todas as iniciativas decorrem no largo do antigo casino e têm entrada livre.

O ritual de tomar um banho de mar no dia em que se assinala a data em que São João Baptista foi degolado já é bem antigo. «Em anos idos, este era o dia em que as gentes da serra algarvia se deslocavam até à praia, acompanhadas pelos animais de carga, para tomar um banho de que se acreditava ser santo e capaz de curar todos os males. No final, a celebração era rematada com um piquenique», recordou a Câmara de VRSA.

Festas de São João da Degola_Banho Santo (3)Hoje em dia, quem desce da serra para ir a banhos já não o fará em animais de carga, mas não é por isso que a tradição se deixa de cumprir. A associação «A Manta» e a Câmara Municipal de VRSA voltam a apostar na recriação histórica do evento, atraindo centenas de curiosos até à praia da Manta Rota para ver como as coisas se passavam noutros tempos.

A preparação para o dia do «Banho Santo» começa já amanhã, com uma série de concertos e bailes por onde vão passar bandas e artistas como «Bailasons», «Uns&Outros», Tino Costa, «Feijão e Massa», Zé Aníbal, Fábio Lagarto, Cristiano Martins e Ângelo Correia. Estes espetáculos, que se repetem diariamente até dia 26, começam sempre às 21h00.

No sábado, dia 27, a animação musical tem a assinatura do músico cubano Baby Lores, percursor na área do reggaeton (estilo musical que tem suas raízes na música latina e caribenha) e responsável pela produção musical de grupos internacionalmente conhecidos como Eddy K, Gente de Zona, Acento Latino ou Orishas. No domingo, dia 28, há corrida solidária às 10h00 e, à noite, um concerto do «Grupo +2».

A 29 de Agosto, dia de São João Batista, as festividades começam com o Banho Santo, às 11h00, na praia da Manta Rota. Às 18h30, há procissão e missa ao ar livre em honra de São João Baptista.

Mais tarde, às 21h00, tem início o baile com o «Duo Reflexo», seguido de um espetáculo do grupo de dança «Arutla». As festas serãoencerradas com fogo de artifício, à meia-noite, no areal da praia da Manta Rota.

As festas em honra de São João da Degola são organizadas pela associação «A Manta» e têm o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela e de outras entidades e empresas locais.

Comentários

pub