Artes do deus Neptuno dão nova vida ao transportador de peixe do Museu de Portimão

«Neptuno, o deus dos mares, significa abundância, força, sonho e até romantismo, porque era um deus com muitas paixões. Essas […]

Neptuno no Museu de Portimão_01«Neptuno, o deus dos mares, significa abundância, força, sonho e até romantismo, porque era um deus com muitas paixões. Essas ideias base e este museu, pela história que conta e o local onde se situa, foram o que me levou a conceber esta exposição», explicou ao Sul Informação a artista plástica Elizabeth Almeida, na inauguração da exposição/instalação artística «Neptuno», no Museu de Portimão.

A intervenção divide-se em dois momentos e dois espaços, que se complementam: no átrio, quatro esculturas iluminadas e coloridas representam outras tantas criaturas do mar. As peças, montadas no tridente que é um dos principais atributos de Neptuno e quase seu símbolo,  são apresentadas como «jóias» pela artista.

Mas, porque esta exposição/instalação começa no interior do museu e prolonga-se para o seu exterior, tirando partido de peças que estão lá fora à beira rio, Elizabeth Almeida resolveu «resgatar o transportador de peixe e a ideia do alimento do mar, sempre abundante».

E é assim que, jogando mais uma vez com a iluminação, no transportador, que recria o antigo percurso do peixe conduzido desde o porão  dos barcos até ao interior da fábrica onde hoje funciona o museu, foram agora colocados cestos de vime, iluminados por leds.

O efeito de todas estas peças é mais visível à noite…e calha bem, porque o Museu de Portimão está aberto, até às 23h00, até ao final do mês de Agosto.

Na inauguração da exposição/intervenção, que decorreu na noite de sexta-feira, José Gameiro, diretor científico do Museu, salientou que esta iniciativa é «uma oportunidade de ligar a arte contemporânea à história» e ainda de «homenagear as conserveiras e os pescadores que aqui trabalharam».

A exposição/instalação artística “Neptuno”, de Elizabeth Almeida, tem a chancela da UNESCO e do Ano Internacional da Luz, e apoio mecenático da Fundação Millennium bcp. Durante o próximo ano, esta exposição irá iniciar uma itinerância por outros concelhos algarvios.

A culminar a exposição, teve lugar uma degustação promovida pela Docapesca, em colaboração com a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, onde o pescado das lotas portuguesas, fresco ou em conserva, também invocará nos convidados memórias com sabor a mar. Tudo isso, acompanhado por bons vinhos de Portimão.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

 

Comentários

pub