Armadores algarvios sem isco para pescar polvo

A Armalgarve Polvo – Associação dos Armadores de Pesca de Polvo do Algarve alertou, esta sexta-feira, em comunicado, para a falta de […]

PescasA Armalgarve Polvo – Associação dos Armadores de Pesca de Polvo do Algarve alertou, esta sexta-feira, em comunicado, para a falta de isco para a pesca do polvo. Segundo a associação, «já há barcos que deixaram de ir para o mar».

A Armalgarve queixa-se que a sardinha e a cavala, peixes usados como isco, tem apresentado descargas em lota insuficientes.

Na semana de 25 a 29 de Julho, revela a associação, a lota de Quarteira transacionou 1,246 quilos de sardinha a um preço médio, por quilo, de 4,49 euros. Já em Olhão, no mesmo período de tempo, a pesca não chegou aos 1000 quilos, ficando-se pelos 809.

Já quanto à cavala, em Quarteira, foram capturados 1,596 quilos a um preço médio de 50 cêntimos.

Segundo a Armalgarve, «só no Algarve são gastos diariamente cerca de 10 toneladas de isco, pelo que as descargas das últimas semanas não tem sido suficientes para fazer face à procura deste mercado». E acrescenta: «consequentemente as capturas do polvo têm registado um decréscimo acentuado, o que se reflete nas receitas dos armadores».

A situação já foi reportada pela associação ao Gabinete do Secretário de Estado das Pescas, o algarvio José Apolinário, e à Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

 

Comentários

pub