Algarve promove o seu birdwatching na maior feira internacional do setor em Inglaterra

A Associação Turismo do Algarve (ATA), a agência responsável pela promoção turística da região junto dos mercados externos, participou, em […]

Birdwatching na Lagoa dos Salgados_2A Associação Turismo do Algarve (ATA), a agência responsável pela promoção turística da região junto dos mercados externos, participou, em conjunto com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), na British Birdwatching Fair, aquela que é considerada a maior feira internacional dedicada ao turismo ornitológico.

Este evento, que tem lugar todos os anos em Inglaterra, destina-se a todos os entusiastas, profissionais ou amadores, interessados pelas aves e pela sua observação, atraindo, em cada edição, milhares de visitantes provenientes de vários países.

A participação da ATA nesta feira assume um «caráter estratégico, tendo como objetivo promover e posicionar o Algarve como um destino de referência para a prática do birdwatching», salienta aquele organismo.

Sendo uma das regiões com mais potencial para a observação de aves em Portugal, dada a grande diversidade de habitats e de espécies que apresenta (algumas delas endémicas), a aposta da ATA neste produto específico visa «fortalecer a oferta do chamado turismo de natureza, criando, desta forma, condições para o desenvolvimento de uma oferta integrada competitiva a nível internacional no âmbito deste segmento, a par dos restantes produtos estratégicos para a região, ao mesmo tempo que contribui para atenuar a sazonalidade de que o Algarve é alvo».

O birdwatching é «hoje uma atividade em franco crescimento por todo o mundo, em particular no Reino Unido, um dos mais importantes mercados emissores de turistas para a região», salienta a ATA.

Este nicho de mercado tem vindo a registar uma «adesão muito significativa» para o turismo do Algarve, em parte devido ao facto de aqui se concentrarem importantes “hot spots”para a observação de aves, entre os quais se destacam o Sapal de Castro Marim, a Ria Formosa e a Lagoa dos Salgados.

Por esta razão, «são cada vez mais os entusiastas que visitam este destino com a perspetiva de aumentar as suas listas de espécies de aves observadas», acrescenta a ATA.

Dada a elevada projeção internacional da feira, durante a sua participação na British Birdwatching Fair, a ATA aproveitou a oportunidade para dar destaque à promoção do Festival de Observação de Aves em Sagres, um evento que, desde 2010, ocorre anualmente nessa península, no Outono, altura do ano em que as aves estão a migrar para sul, tornando essa época uma das mais interessantes para a sua observação.

Este festival tem despertado o interesse de muitos adeptos desta modalidade, provenientes de todo o mundo, pelo que é já considerado como um «importante contributo para a estratégia de internacionalização e consolidação do Turismo de Natureza no Algarve».

A presença da ATA nesta feira foi também relevante no que diz respeito à «realização de parcerias com operadores internacionais especializados neste produto», com especial enfoque nos mercados emissores predominantes (Reino Unido, Alemanha e Holanda), mas também em mercados com elevado potencial de crescimento para a região, como é o caso da França, Escandinávia e Estados Unidos da América.

Comentários

pub