VRSA: Centro de Alto Rendimento aumenta especialização e ganha unidade hoteleira

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António quer ampliar a especialização do seu Centro de Alto Rendimento (CAR) […]

visita ao CAR de VRSAA Câmara Municipal de Vila Real de Santo António quer ampliar a especialização do seu Centro de Alto Rendimento (CAR) nas modalidades de natação e triatlo, tendo apresentado ao secretário de Estado da Juventude e do Desporto um conjunto de propostas para desenvolver esta estratégia.

A medida foi avançada pela vice-presidente da autarquia Conceição Cabrita, durante uma visita que o governante fez ao CAR, localizado no Complexo Desportivo Municipal, um dos mais conceituados equipamentos dedicados ao atletismo a nível Mundial, certificado pela International Association of Athletics Federations (IAAF).

De acordo com a vice-presidente Conceição Cabrita, «tal medida permitirá ampliar ainda mais a especialização do único CAR localizado a sul do Tejo e acompanhar as necessidades das federações».

Na mesma ocasião, a autarca anunciou que, «dentro de poucos meses, a estrutura irá receber uma unidade hoteleira com 200 camas vocacionada para o segmento do desporto e bem-estar».

«Isto irá possibilitar o desenvolvimento de novas estratégias que, acompanhadas por uma eficaz comunicação junto das federações, nos permitirá captar mais atletas e promover uma mais distribuição mais justa dos estágios desportivos entre os 13 CAR existentes no país», afirma Conceição Cabrita.

O CAR de Vila Real de Santo António recebe, anualmente, cerca de 6 mil estágios e tem «contribuído de forma significativa para a redução da sazonalidade, garantindo ao município as taxas de ocupação turística médias mais elevadas de todo o Algarve», salienta a autarquia.

Conceição CabritaNa sua intervenção, e após a visita às instalações desportivas, o secretário de Estado João Paulo Rebelo reconheceu o trabalho desenvolvido em VRSA e anunciou que a tutela está a desenvolver estratégias para a internacionalização da rede nacional de CAR, sublinhando a sua importância no eixo da economia do Desporto e na dinamização das economias locais.

Por outro lado, comprometeu-se a desenvolver esforços com os parceiros institucionais, autárquicos e desportivos, de forma a gerar o aproveitamento das infraestruturas tanto a nível nacional como internacional, articulando com a Fundação do Desporto a melhor forma de captar investimento.

Entre elementos do Governo, líderes autárquicos e presidentes de federações, estiveram também presentes nesta visita duas dezenas de responsáveis pela gestão do desporto nacional ao mais alto nível.

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António foi integrado, em 2015, pela Fundação do Desporto, na rede nacional de Centros de Alto Rendimento Desportivo, estando vocacionado para as modalidades de atletismo, judo, futebol, triatlo e natação.

Atualmente, é um dos mais credenciados equipamentos a nível nacional e europeu e constitui uma referência para o estágio de equipas e atletas, agregando nas suas estruturas de topo um Centro Médico Internacional que dá apoio aos treinos de alta competição, promovendo a reabilitação de atletas e a maximização da performance das equipas.

Os Centros de Alto Rendimento (CAR) são uma rede de infraestruturas desportivas com valências especializadas e orientadas para a investigação, aperfeiçoamento e treino de praticantes de alto rendimento ou de seleções nacionais e têm como objetivo promover o desenvolvimento das várias modalidades desportivas segundo padrões internacionais.

Procuram atender às necessidades das federações, detetar e potenciar talentos, possibilitar estágios, avaliar e otimizar o treino, auxiliar a investigação científica e monitorizar resultados.

A Fundação do Desporto, de acordo com despacho publicado em Diário da República, é a instituição à qual cabe a missão de coordenação e promoção internacional da Rede Nacional de CAR.

Comentários

pub