Universidade e Câmara de Vila do Bispo voltam a mostrar o sítio arqueológico de Vale de Boi

Os trabalhos de escavação que estão a ser levados a cabo na jazida arqueológica do abrigo paleolítico de Vale de […]

valeboiOs trabalhos de escavação que estão a ser levados a cabo na jazida arqueológica do abrigo paleolítico de Vale de Boi, em Budens, vão poder ser seguidos de muito perto no sábado, entre as 10h00 e as 16h00.

A equipa da Universidade do Algarve responsável pelas escavações, liderada por Nuno Bicho, e o arqueólogo da Câmara de Vila do Bispo, entidade que dá apoio logístico e financeiro (3 mil euros) à operação, vão proporcionar uma visita guiada a todos quanto o desejarem, em novo Dia Aberto deste sítio arqueológico.

Esta viagem ao passado fará os visitantes recuar 33 mil anos, tendo em conta que a jazida de Vale de Boi é «um dos mais significativos e extensos arqueossítios paleolíticos identificados na Península Ibérica, onde foram registados os mais remotos vestígios de presença humana conhecidos em todo o sul peninsular», segundo a Câmara de Vila do Bispo.

«Identificado em 1998, foi, desde então, objeto de regulares campanhas arqueológicas. O sítio reveste-se de particular interesse pela presumível presença do Homem de Neandertal, uma fascinante temática, prioritária na agenda arqueológica mundial e importantíssima para a compreensão da própria evolução da Humanidade», conclui a autarquia.

Comentários

pub