SEF detém homem procurado em mega-operação de fiscalização de unidades hoteleiras

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras deteve um homem que era procurado, deu ordem de expulsão do país a dois cidadãos […]

SEFO Serviço de Estrangeiros e Fronteiras deteve um homem que era procurado, deu ordem de expulsão do país a dois cidadãos que se encontravam ilegalmente em Portugal e instaurou 19 processos de contraordenação a empreendimentos turísticos, no seguimento de uma operação levada a cabo a nível nacional, entre 28 de Junho e 1 de Julho, durante a qual foram fiscalizadas 265 unidades hoteleiras.

A operação, que envolveu 80 inspetores desta força de segurança, visou «o combate à imigração ilegal, a luta contra a criminalidade organizada e a prevenção de ameaças à segurança», segundo revelou o SEF, num comunicado.

A ação também teve «um objetivo pedagógico» junto das unidades hoteleiras, que são obrigadas a informar as autoridades sobre os cidadãos estrangeiros que acolhem.

A ideia é que seja mais fácil identificar situações como a do homem que foi detido, sobre o qual pendia um mandado de detenção. É que, como lembra o SEF, há compromissos estratégicos da União Europeia a cumprir, «face aos fatores de risco decorrentes dos movimentos secundários migratórios, nomeadamente oriundos da Europa de Leste e Central».

«A operação incidiu sobre unidades hoteleiras muito usadas por suspeitos, devido à sazonalidade das suas ações e face à mobilidade que lhes é conhecida, os quais permanecem em território nacional por curtos períodos de tempo para a concretização de ilícitos, regressando à origem ou deslocando-se para outros países da União Europeia», precisou o SEF.

Durante a operação, foram identificados 981 estrangeiros, dois dos quais em situação ilegal em Portugal. Também foram abertos «19 processos de contraordenação pelo não cumprimento do dever de comunicação de alojamento de cidadãos estrangeiros».

Comentários

pub