Sabe o que quer dizer Bolembreano ou omnibenevolente? O Dicionário Priberam explica

Bolembreano, sexagem, omnibenevolente, tardogótico, normotenaz, diligenciamento, ecomuseu, microzona, íctico ou fónio. Estas são apenas algumas das 842 novas palavras da […]

dicionário priberamBolembreano, sexagem, omnibenevolente, tardogótico, normotenaz, diligenciamento, ecomuseu, microzona, íctico ou fónio. Estas são apenas algumas das 842 novas palavras da Língua Portuguesa, integradas no início do ano pelo Dicionário Priberam.

A Priberam acaba de anunciar que o seu Dicionário de Língua Portuguesa foi enriquecido com um total de 842 novos verbetes só durante o primeiro semestre de 2016, período durante o qual foram ainda alterados um total de 4.328 verbetes.

O anúncio foi feito em Lisboa, durante as recentes “Jornadas dos Dicionários”, numa apresentação dos linguistas da Priberam Helena Figueira, Pedro Mendes e Cláudia Pinto, que revelaram que o dicionário integrava, a 30 de junho, um total de 115.821 verbetes, o que o torna numa das mais completas e atualizadas referências da língua portuguesa.

Helena Figueira explicou que uma das vantagens do Dicionário Priberam de Língua Portuguesa (DPLP) é a capacidade de rápida adaptação e acompanhamento da evolução da língua.

Muitos dos novos vocábulos surgem na sequência de sugestões diretas, mas também da análise que a Priberam faz de pesquisas dos utilizadores, de corpora de notícias, websites e blogues.

“Muitas das pesquisas inválidas são feitas com a grafia errada – afinal, é também para saber como se escreve determinada palavra que as pessoas procuram um dicionário!”, diz Helena Figueira, “mas quando detetamos que há muitas pesquisas de utilizadores que tentam encontrar o significado de uma palavra bem formada que não está no dicionário, é sinal de que esse vocábulo merece provavelmente um novo verbete”.

E a linguista da Priberam dá exemplo de novas palavras recentemente adicionadas ao DPLP e que surgiram na sequência de sugestões diretas ou indiretas dos leitores: bolembreano, sexagem, omnibenevolente, tardogótico, normotenaz, diligenciamento, ecomuseu, microzona, íctico ou fónio.

A tecnologia por detrás do DPLP remonta ao trabalho realizado pela Priberam desde 1995, mas a génese do dicionário online, tal como hoje é conhecido, surgiu em 2008, quando a empresa licenciou o conteúdo do Novo Dicionário Lello da Língua Portuguesa, com o objetivo de criar uma plataforma lexicográfica.

Apesar de estar sempre a evoluir, à data de 30 de junho de 2016, estas eram as principais estatísticas do DPLP: 115.821 verbetes; 5.163 desdobramentos com alterações ortográficas; 1.599 subverbetes; 7.037 locuções; 217.379 definições; 51.666 sinónimos; 4.180 antónimos; 10.031 aceções com exemplos.

O DPLP inclui ainda as variantes gráficas da norma brasileira bem como a grafia antes e depois do Acordo Ortográfico.

Comentários

pub