Rotura em conduta de água de Armação de Pêra já foi resolvida

Uma rotura na adutora que serve a rede de distribuição de água a Armação de Pêra, num local perto do […]

Armação de Pera_05Uma rotura na adutora que serve a rede de distribuição de água a Armação de Pêra, num local perto do Estádio Municipal, ocorreu madrugada do dia de hoje (14 de julho), pelas 02h30, mas o problema já está resolvido. A situação causou a falha temporária no abastecimento de água.

A rotura da adutora, com um diâmetro 225 e feita em material antigo de fibrocimento, foi comunicada pela GNR, tendo o piquete da Câmara Municipal de Silves fechado o setor, por volta das 3h00. A rotura foi reparada e o sistema foi restaurado, estando em pleno funcionamento desde as 11h30.

No entanto, as consequências chegaram a causar alguma preocupação na praia de Vale de Olival, situada na fronteira entre os concelhos de Silves e Lagoa, e detentora de bandeira azul. É que se temeu que a água “barrenta”, provocada pelo transporte de sedimentos através do coletor pluvial, com origem na rotura, e que foi encaminhada para o meio recetor em funcionamento, que é a Ribeira do Vale do Olival, acabasse por afetar o areal, o que não veio a acontecer.

A Câmara de Silves explica que, «em consequência, a água potável da rede acumulou-se entre os dois açudes da Ribeira, ultrapassando-os, e criando uma pequena “charca” entre as duas pontes, quedando-se longe das águas do mar».

Como medida corretiva, por volta das 13h00, a água da rede, retida entre os açudes e na “charca”, foi aspirada por equipamento especializado.

O Município de Silves pede desculpas «aos munícipes e utentes afetados pela falta temporária deste precioso líquido», solicitando ainda «a melhor compreensão pelos transtornos e prejuízos, involuntariamente, causados».

A autarquia garante que se mantém «atenta e em prevenção permanente, procurando responder de forma eficaz e rápida às roturas na vetusta rede de abastecimento de água, como foi o caso em apreço, de maneira que a inegável qualidade e imagem turística da praia de Armação de Pêra, atestadas pela atribuição sucessiva da Bandeira Azul, não sejam minimamente beliscadas».

 

Comentários

pub