Portimão constrói novas rotundas para resolver dois pontos negros do trânsito da cidade

A Câmara de Portimão vai construir duas novas rotundas, uma na Avenida S. João de Deus, junto ao Mercado Municipal, […]

Futura rotunda do Mercado
Aqui vai nascer uma nova rotunda

A Câmara de Portimão vai construir duas novas rotundas, uma na Avenida S. João de Deus, junto ao Mercado Municipal, outra na saída da cidade pelas Cardosas, na zona da Panificadora.

Isilda Gomes, presidente da autarquia, anunciou, durante um pequeno almoço com jornalistas para fazer o balanço dos seus 1000 dias de mandato, que se trata de «dois nós de estrangulamento rodoviário que vão ficar resolvidos».

A «nova rotunda na Avenida S. João de Deus, ao lado do Mercado, vai acabar com tantos acidentes naquele local, é um horror», disse a edil. Vai também «evitar que os automobilistas tenham que andar a dar a voltinha ao quarteirão, permitindo-lhes que possam descer diretamente para o centro da cidade», acrescentou Isilda Gomes.

Com a construção desta rotunda, a Avenida S. João de Deus, que permite o acesso direto ao centro da cidade a partir da V6, passará a ter dois sentidos de trânsito ao longo de toda a sua extensão. Será também eliminado o triângulo para virar para o Centro de Saúde.

Futura rotunda da Panificadora
Neste cruzamento da Panificadora, local de frequentes acidentes, será também criada uma rotunda

O cruzamento da Panificadora, também local de frequentes acidentes e de grandes constrangimento de trânsito para quem provém do pavilhão Arena, vai igualmente ser reformulado, com a construção de uma rotunda.

Apesar de já haver um projeto para esta rotunda (ver imagem), Isilda Gomes admitiu que a decisão final ainda não está tomada. «Vamos ver, no âmbito da requalificação do Largo Gil Eanes, o que se quer fazer».

Uma coisa é certa: aproveitando esta empreitada, serão também reparados os pavimentos da vizinha Urbanização das Romãzeiras.

O concurso para estas empreitadas será lançado «no decorrer deste Verão». A construção das rotundas deverá demorar seis meses e significa um investimento de 210 mil euros.

Estas obras fazem, segundo a presidente da Câmara de Portimão, parte das «prioridades para o futuro, que é já!» do seu executivo. O avanço das empreitadas deve-se ao facto de, apesar das suas conhecidas dificuldades financeiras, Portimão ter registado em 2015, pela primeira vez em muitos anos, resultados líquidos positivos de 8,1 milhões de euros, o que permite ao Município agora ir fazendo algum investimento.

 

Veja aqui os planos da Câmara de Portimão para as duas novas rotundas:

Comentários

pub