Ortopedistas de Trás-os-Montes reforçam hospitais do Algarve até final de Setembro

Vêm aos dois de cada vez e irão alternar com outros colegas do Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar de […]

OrtopediaVêm aos dois de cada vez e irão alternar com outros colegas do Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, de modo a garantir o reforço desta especialidade nos Hospitais do Algarve durante o Verão.

Esta solução temporária permitirá atenuar um grave problema das unidades do Centro Hospitalar do Algarve, numa época em que a região se enche de turistas, mas recorre a médicos de um dos Centros Hospitalares mais carenciados de recursos humanos, a nível nacional.

Segundo avançou o Jornal de Notícias, a vinda de médicos transmontanos para a região algarvia, durante o Verão, ao abrigo do diploma de mobilidade especial, foi a solução encontrada pelo Governo para garantir que há ortopedistas de serviço, todos os dias, no Algarve, algo que não acontece há meses.

Para João Dias, delegado regional do Algarve do Sindicato Independente dos Médicos, esta solução permite uma melhor resposta, mas não resolve os problemas de fundo.

«A falta de médicos está a ser resolvida com equipas que se deslocam de forma rotativa dos hospitais do Norte. No caso da Ortopedia, as equipas vêm de Trás-os-Montes. Vêm dois elementos de cada vez, que vão alternar e ser substituídos por colegas seus, até final de Setembro», revelou o dirigente sindical em declarações à RTP.

«Mas a partir de Setembro, não sabemos como é que a situação fica», acrescentou João Dias.

Com este reforço, os algarvios e visitantes da região têm mais garantias de atendimento quando partem algum osso, uma vez que no passado recente houve muitos casos de utentes que tiveram de ser transferidos para Lisboa, por falta de Ortopedista de serviço nas unidades do CHA.

Comentários

pub