O petróleo, a ida à Lua, os beijinhos e as selfies na visita do PR a Loulé (com fotos)

O Presidente da República chegou a Loulé, onde entregou a medalha de honra municipal a Lídia Jorge, e logo foi “engolido” […]

IMG_1873O Presidente da República chegou a Loulé, onde entregou a medalha de honra municipal a Lídia Jorge, e logo foi “engolido” pela multidão e pelos jornalistas. Foi a muito custo que, entre abraços e beijinhos, chegou perto dos cerca de 40 manifestantes que gritavam palavras de ordem contra a exploração de petróleo no Algarve.

Marcelo Rebelo de Sousa não se atemorizou e falou individualmente com todos aqueles que quiseram expor os seus argumentos contra a prospeção e exploração de hidrocarbonetos no Algarve e também com os que pediam a abolição de portagens na Via do Infante.

O Presidente deixou a promessa que ia «ver isso» e tranquilizou os ânimos mais exaltados com uma das frases fortes do dia: «[a exploração de petróleo no Algarve] é quase como eu ir à Lua, aliás é mais fácil eu ir à Lua».

Marcelo Rebelo de Sousa Loulé (13)Marcelo Rebelo de Sousa transmitiu ainda aos manifestantes que «a probabilidade de se encontrar petróleo é baixíssima e o custo de explorar ninguém sabe. Há riscos na vida e esse não é um risco muito grande».

Já sobre as portagens na A22, o Presidente disse que ia «perguntar ao Governo» sobre a possibilidade de aumentar os descontos anunciados esta semana, mas disse imaginar «que haja razões orçamentais» para que a diminuição do preço não seja maior.

Marcelo Rebelo de Sousa entrou depois para o interior do Cine-Teatro Louletano, mas a questão da exploração de petróleo não ficou à porta, uma vez que tanto Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, como a homenageada da tarde, a escritora Lídia Jorge, nos seus discursos, mostraram solidariedade para com a causa defendida pelos manifestantes.

A cerimónia terminou, mas, quando Marcelo Rebelo de Sousa voltou à rua, o protesto não tinha desmobilizado. O Presidente voltou a não o evitar, voltou a distribuir beijinhos, abraços, falou com os manifestantes e dirigiu-se ao Mercado Municipal de Loulé, sempre com palavras de ordem contra as petrolíferas como “banda sonora” da arruada.

No Mercado, onde terminou a visita, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido com aplausos e nem as selfies faltaram…

Veja na fotogaleria abaixo as fotos da visita do Presidente da República a Loulé.

 

Fotos: Nuno Costa e Pedro Lemos/Sul Informação:

Comentários

pub