Ministro do Ensino Superior em Faro para encerramento do Congresso Português de Sociologia

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior intervém esta sexta-feira, 8 de Julho, às 18h15, na sessão de encerramento […]

Manuel HeitorO ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior intervém esta sexta-feira, 8 de Julho, às 18h15, na sessão de encerramento no IX Congresso Português de Sociologia “Portugal território de territórios”, organizado pela Associação Portuguesa de Sociologia e que está a decorrer no Auditório da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.

O ministro Manuel Heitor abordará aspetos críticos que hoje afetam a sociedade portuguesa e europeia e mostram bem a necessidade de reforçar o trabalho de sociólogos, assim como o ensino superior e a investigação em Sociologia.

Neste contexto, o discurso do ministro centrar-se-á na complexidade dos processos de inovação que emergem e que favorecem as sociedades que se organizam em torno de uma cultura de diálogo associada a rotinas de avaliação e de crítica.

Abordará assim os desafios para a adoção de rotinas de participação pública, incluindo na atividade científica, mas também as questões críticas que hoje requerem uma perspetiva social e um repúdio claro de todos, como seja as práticas de praxe académica que ainda persistem no contexto do ensino superior em Portugal.

O governante referirá os grandes desafios para Portugal ao nível europeu, incluindo os atuais movimentos migratórios para e dentro da Europa, e a garantia de novas ações de política científica e de ensino superior que consagrem a integração efetiva de migrantes na Europa do conhecimento.

Comentários

pub