Mais de 100 eventos marcam Verão quente de Portimão

Espetáculos de música, mercados, feiras, provas desportivas, animação nas praias, iniciativas para os mais novos, entre muitas outras propostas ao […]

FestivaldaSardinhaEspetáculos de música, mercados, feiras, provas desportivas, animação nas praias, iniciativas para os mais novos, entre muitas outras propostas ao ar livre, sempre com Portimão à beira rio, à beira ria ou à beira mar como palco privilegiado. Este é o resumo do programa deste Verão em Portimão, que concentra mais de 100 eventos para ver e viver o concelho em cheio, desde de Julho até ao final de Setembro.

Esta é uma programação eclética para a estação, com iniciativas destinadas a todos os gostos e a qualquer faixa etária. Uma oferta renovada e adaptada a todos, com iniciativas que são já imagens de marca do Verão portimonense: Feira do Livro, Portimão Wine Tasting, Campeonato do Mundo de F1 em Motonáutica, Festival da Sardinha, a peça “Noivo por Acaso”, com Fernando Mendes, Neon Run, Feira de Stocks, Summer Experience Portimão, FIM CEV Repsol International Championship, entre outros.

O mês de Julho vai ser caracterizado por alguns momentos únicos, o primeiro dos quais entre 22 e 24 de julho com o Portimão Wine Tasting, na Fortaleza de Santa Catarina, na Praia da Rocha. Três dias de experiências, de provas de colheitas locais e de degustação de produtos regionais.

Nos dias 30 e 31 de Julho, a magia da alta velocidade regressa a Portimão com o Campeonato do Mundo de F1 em Motonáutica. O estuário do rio Arade foi palco de 13 grandes prémios de Fórmula 1 de motonáutica, entre 1999 e 2011, e em Julho está garantido o regresso das grandes figuras da modalidade às águas de Portimão.

 

 

A Área Desportiva da Praia da Rocha aberta desde dia 1 de Julho tem no seu espaço a prática de inúmeras modalidades, para que toda a gente mantenha ao longo do Verão a boa forma física. Até dia 9 de Setembro, há atividades regulares com monitores para “manter-se em forma na praia”. De 22 a 24 de Julho, o Complexo de Ténis Municipal de Portimão será palco dia e noite de dois torneios de Verão com jovens e veteranos.

A não perder em Portimão os passeios junto ao rio e ao mar e a possibilidade de caminhar, correr ou pedalar em comunhão com a Natureza. A prova de que a vida ao ar livre é uma das mais importantes vantagens que Portimão tem para oferecer é o novo passadiço da Praia de Alvor com cerca de 6 quilómetros, uma das novidades deste verão.

No que toca à cultura, de 14 de Julho a 21 de Agosto, a Zona Ribeirinha de Portimão, espaço privilegiado da cidade, recebe a 59ª Feira do livro, que este ano conta com um programa com cerca de 28 escritores na sua totalidade.

Também esta zona convida a passeios agradáveis para ouvir diferentes estilos de música, com destaque para a música popular portuguesa, música brasileira, blues e fado na iniciativa “Música no Coreto”, todas as sextas-feiras, às 21h30, dos meses de Julho e Agosto. Para quem gosta de dançar e ouvir música popular, os sábados de Julho são marcados pelos arraiais e bailes na Antiga Lota de Portimão.

O verão em Portimão também tem “P” de património com os Passeios Culturais noturnos, e já no dia 23 de Julho, pelas 21h00, as riquezas culturais da baixa de Portimão serão mostradas num passeio em busca de paisagens urbanas que caracterizam e dão personalidade ao coração da cidade.

À beira rio e com a melhor vista sob a cidade, a Roda Gigante e o Carrossel Mágico são duas boas atrações que merecem registo fotográfico para mais tarde recordar.

Há Verão na Alameda da Praça da República e no centro da cidade ao ar-livre e de entrada gratuita são vários os espetáculos agendados no âmbito das comemorações do Centenário da Freguesia de Portimão. Depois do enorme sucesso do concerto com Rita Guerra, segue-se no dia 30 de Julho, pelas 21h30, o 8º Festival Acústico Alvor, onde se fará ouvir música nacional, com nomes como Reflect, Staccatolimão, Nuno Barrosos e Volume D2is.

 

RodaGigante

Já a 20 de Agosto, às 21h30, as sonoridades serão outras e volta à Alameda o “Troféu João César”. No dia 17 de Setembro, a partir das 21 horas, haverá ainda um Desfile de Moda, (adultos, crianças, noivas) que encerra as comemorações do centenário da freguesia.

Ainda em Julho e até 31 de Agosto, destacam-se as Comemorações dos 500 Anos da Igreja Matriz de Alvor, com várias ações na vila, num programa que celebra a importância cultural, social e religiosa, de um templo que os “filhos de Alvor”, deixaram como herança.

Esta vila piscatória tem um legado islâmico de se tirar o chapéu e no dia 13 Agosto, pelas 21h00, irá realizar-se o último Passeio Cultural Noturno. O convite é feito a residentes e a turistas para descobrirem o Património Islâmico de Alvor.

Agosto começa com um dos mais incontornáveis eventos gastronómicos do país, o Festival da Sardinha, que, entre 3 e 7, celebra o seu principal ícone gastronómico. Por toda a cidade, o clima será de festa, aliado ao aroma da tradicional sardinhada que promete abrir o apetite a toda a gente.

A animação será uma constante na baixa da cidade, com artesanato, doçaria, animação de rua e sonoridades várias que vão do folclore à música portuguesa, tendo sempre presente a boa sardinha assada. O acesso é livre e gratuito. Da deliciosa sardinha assada aos mais variados momentos de música e animação, a diversão é para toda a família.

Deolinda, Carolina Deslandes, Carminho, Herman José e a Orquestra de Acordeões Quarteto Manuela Lopes são as propostas de cartaz musicais para as cinco noites do Festival da Sardinha de Portimão.

O Verão em Portimão tem humor e, de 4 a 28 de Agosto, Fernando Mendes está de regresso ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, com o espetáculo “Noivo por Acaso”, num total de 16 espetáculos. Após as temporadas em Lisboa e Porto, chega a vez de Fernando Mendes, Carla Andrino, Jorge Mourato e Patrícia Tavares subirem ao palco desta sala na cidade de Portimão.

 

Neon-Run

No dia 13 de Agosto, a Neon Run, a corrida noturna mais louca de Portugal, chega a Portimão, desafiando todos a correr, a caminhar e iluminar a cidade.

Nos dias 5, 6 e 7 de Agosto, o Portimão Arena volta a receber uma Feira de Stocks onde será possível a aquisição de diversas marcas nacionais e internacionais de vestuário, calçado, acessórios de moda a preços de ocasião.

Em contagem decrescente está um dos grandes spots noturnos de Verão em Portimão, este ano denominado “Summer Experience Portimão”, que reunirá no areal da Praia da Rocha, entre os dias 29 de Julho e 27 de Agosto, festas diárias com glamour, requinte e diversão.

O cartaz promete ser uma experiência a não perder, que vai desde a Battle Royal – Colour Battle com 1500 litros de tinta, Pete Thaz Ouk, Carlos Manaça, Osmani Garcia, Charly Black e muitos mais.

Para os amantes de velocidade, o Autódromo Internacional do Algarve recebe, de 27 a 28 de Agosto, o FIM CEV Repsol International Championship e o Campeonato do Mundo Júnior.

Em Setembro, o Verão em Portimão tem registo gastronómico e, de 9 de setembro a 9 de outubro, a 6ª edição da Rota do Petisco promete, mais uma vez, levar as pessoas para a rua para saborear os petiscos tradicionais algarvios.

Ainda neste mês, a Figueira será o centro da 14ª edição do Festival do Berbigão, com propostas gastronómicas à base deste bivalve, acompanhado por um programa de animação local.

No Aeródromo Municipal, irá decorrer mais uma edição do Festival de Paraquedismo “Autumn Boogie”, que atrai durante um mês cerca de 300 paraquedistas europeus a Portimão.

Na notícia da Trivago, Portimão é apresentado como um dos destinos mais procurados para a época do bom tempo e a cidade que, segundo viajantes de todo o mundo, apresenta os melhores hotéis. Nesta terra bafejada pela natureza  e um clima de eleição, onde o sol brilha cerca de 300 dias por ano, o que torna este destino um lugar de sonho plantado à beira-mar, o concelho apresenta locais de interesse e outras atividades a não perder nos vários equipamentos municipais neste Verão.

 

FIM CEV Repsol International Championship

Ao longo deste período, não faltarão diversas propostas de várias índoles, como as exposições patentes no Museu de Portimão ou na Casa Manuel Teixeira Gomes, como a oportunidade de mergulhar no Parque Subaquático Ocean Revival ou visitar a Quinta Pedagógica e ver ao vivo os animais da Quinta e descobrir a realidade da vida rural. A Biblioteca Municipal MTG é outra das opções para ler livros, jornais e revistas da atualidade ou navegar na internet.

Terra de lazer com paisagens únicas com cultura e história e com uma oferta para todos os gostos é fácil viver o verão em Portimão e circular no concelho. Dois Parques de Estacionamento grátis em Alvor e a menos de 200 metros da praia, com cerca de 1200 novos lugares ao dispor de residentes e turistas.

Na Praia da Rocha, existe a opção de estacionar o carro à sombra no estacionamento coberto Rocha Prime. Para se deslocar dentro do concelho e sem preocupações de estacionamento, o Vai Vem apresenta várias linhas.

Entretanto, o Município de Portimão lançou a Agenda de Julho online, que está disponível clicando aqui.  Na próxima semana, será lançada a edição do mês de agosto. Ambas as edições poderão ser consultadas online no site agenda e em versão papel nos Pontos de Informação Municipal.

Comentários

pub