Lagoa: Mais de 40 mil passaram pelo “Mercado de Culturas… à Luz das Velas”

Mais de 40 mil pessoas passaram pelo “Mercado de Culturas… à Luz das Velas”, em Lagoa, que se realizou entre 7 e […]

Mercado Cultura Luz das velas 2016Mais de 40 mil pessoas passaram pelo “Mercado de Culturas… à Luz das Velas”, em Lagoa, que se realizou entre 7 e 10 de Julho. Este ano, foi a cultura celta a “invadir” o convento de São José  e as ruas circundantes e mais de 12 mil velas iluminaram a noite lagoense.

Segundo a Câmara de Lagoa, «este ano, para além dos munícipes vindos um pouco de todo o Concelho, o “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” recebeu a visita de muita gente do Algarve e turistas, o que é um bom indício de que já constitui um marco no património cultural da nossa região, afirmando-se pela originalidade e autenticidade».
Mercado Cultura Luz das velas 2016

A autarquia lagoense conta que , «ao longo de quatro dias, o espaço encheu-se com a inconfundível sonoridade das músicas do mundo Celta, tendo estado em destaque as atuações de Linda Scanlon (Irlanda), Sheela na Gig (Galiza/Reino Unido), Malcolm Macmillan (Escócia), Morgane Le Cuff (Bretanha) e, pela primeira vez, a presença dos irrequietos e brincalhões grupo de Caretos, originários de Trás-os- Montes».

Durante o evento, houve ainda uma exposição de 50 máscaras ibéricas, de tradição celta. As oficinas de tarot de runas celtas e de tiaras celtas «também tiveram uma grande adesão por parte dos visitantes», conta a organização.

Todas as noites realizou-se um ritual de bruxaria, denominado “A Queimada”, que antecedia um espetáculo de dança e fogo, que simbolizava a união entre as energias masculina e feminina, a fertilidade da terra e os fogos do Deus celta Belenos. Houve ainda espaço para a recriação do Conto do Mago Merlin e um espetáculo de evocação da Beltane através da dança e do fogo.

A culturea celta também marcou presença a nível gastronómico, com uma taberna celta, nos claustros do Convento de São José.

A próxima edição do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” já está marcada para para os dias 6, 7, 8 e 9 de Julho de 2017, com a cultura oriental em destaque.

Comentários

pub