Jazz português volta a animar o terraço do Palácio da Galeria de Tavira

O terraço do Palácio da Galeria, em Tavira, volta a acolher o ciclo «Jazz no Palácio», a partir de amanhã, […]

Julio ResendeO terraço do Palácio da Galeria, em Tavira, volta a acolher o ciclo «Jazz no Palácio», a partir de amanhã, quinta-feira, até sábado, sempre a partir das 22h00. Joana Machado, o pianista Júlio Resende, acompanhado pelo fadista Marco Rodrigues, e Ricardo Toscano são os convidados para a edição deste ano do evento.

Segundo a Câmara de Tavira, todos eles são «jovens intérpretes e instrumentistas do panorama jazzístico português» que irão proporcionar «concertos de elevado interesse e de garantida qualidade artística».

Amanhã sobe ao palco o quinteto de Joana Machado. Na sexta-feira, atuarão Júlio Resende e Marco Silva. O ciclo encerra no sábado, com o espetáculo de Ricardo Toscano.

 

Sobre os intérpretes:

Joana Machado nasceu, no Funchal, em 1978. Com 17 anos foi para Lisboa onde estudou canto, na Academia de Amadores de Música, e integrou a Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal.

Estudou com Buster Williams, Connie De Jongh, Doug Weiss, Joanne Brackeen, Jeannie Lovetri, Lúcia Lemos, Luciana Souza, Reggie Workman, Sheila Jordan, Steve Coleman, Theo Bleckmann, Vic Juris, entre muitos outros.

“Blame it on my Youth” é o seu último trabalho discográfico, onde apresenta temas originais e versões facilmente reconhecidas pelo público.

Júlio Resende é um prestigiado pianista e neste concerto recria algumas canções do repertório de Amália Rodrigues acompanhado por Marco Rodrigues.

Marco Rodrigues é um fadista de grande projeção e tem como musa inspiradora Amália Rodrigues. Atuou em Portugal, Espanha, França, Suíça e Inglaterra ao lado de Carlos do Carmo e Ana Moura, destacando-se, no entanto, a sua participação no concerto de Mariza, no Royal Festival Hall. Foi distinguido com o Prémio Amália Rodrigues 2007, na categoria Revelação.

Ricardo Toscano (22 anos) toca saxofone e é um atual fenómeno de popularidade na cena jazz portuguesa. O quarteto compõe-se por Ricardo Toscano (saxofone), João Lopes Pereira (bateria), Romeu Tristão (contrabaixo) e João Pedro Coelho (piano).

Comentários

pub