Já se pode inscrever no 7º Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza

Já se pode inscrever, desde as 0 horas de hoje, nas mais de 300 atividades do 7º Festival de Observação […]

Festival de Observação de Aves Sagres - Foto de Elisabete Rodrigues|Sul Informação

Já se pode inscrever, desde as 0 horas de hoje, nas mais de 300 atividades do 7º Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, que terá lugar em Sagres, entre 30 de Setembro e 5 de Outubro.

Clicando no website, que tem imagem renovada, poderá não só ficar a conhecer o programa, este ano recheado de novidades, como fazer as suas inscrições. Há atividades para todos os gostos, idades, gratuitas ou pagas, mas com preço especial.

O maior evento em Portugal dedicado à natureza, que este ano terá mais dias e decorre de 30 de Setembro a 5 de Outubro, volta para celebrar a migração das aves e a natureza na acolhedora vila piscatória de Sagres, em Vila do Bispo.

Centenas de observadores de aves e amantes da natureza provenientes de vários países juntam-se no cabo mais sudoeste de Portugal e da Europa e ficam de olhos postos no céu em busca de bandos de grifos, cegonhas-pretas, águias-calçadas ou britangos.

Mas não só de aves se faz este festival. As paisagens são únicas, o sossego é um bónus e a cultura e gastronomia complementam umas mini-férias neste pequeno paraíso do Algarve.

 

festival de birdwatching de sagres

Cada edição do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza é um desafio e superam-se as expectativas. O ano passado atingiram-se os 1000 participantes, que usufruíram das atividades em Sagres durante os dias do festival. Foram estrangeiros, famílias e apaixonados pela natureza, juntos com o mesmo objetivo. Este ano o programa tem mais de 300 atividades, o que bate logo à partida um novo recorde para este festival.

É difícil destacar atividades, mas as que implicam a observação de aves, as sessões de anilhagem, atividades que permitem vê-las de mais perto, a devolução de aves recuperadas à Natureza e as saídas de barco para observação de aves e golfinhos atraem sempre muitas pessoas.

Os mais novos também não foram esquecidos! Terão sessões especiais para eles e poderão acompanhar os adultos em alguns dos passeios previstos.

O 7º Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza é promovido pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, e tem a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Associação Almargem como co-promotores.

Acontece nesta altura do ano porque é o pico da altura da migração de outono, quando as aves migratórias deixam o nosso país em direção a terras quentes africanas.

 

Pardela-de-Barrete, Foto: Jorge Meneses
Pardela-de-Barrete, Foto: Jorge Meneses

 

Porquê Sagres?

A Península de Sagres, no concelho de Vila do Bispo, está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e é uma das zonas mais importantes do Algarve e do país para a avifauna.

Este local alberga espécies únicas na região e é palco de um fenómeno natural que, em Portugal, não encontra semelhante – a migração outonal de aves. Mas nem só de aves planadoras (principalmente rapinas e cegonhas) vive a migração em Sagres.

A zona é um local de eleição nesta época do ano para observar aves marinhas, estepárias (aves dos campos agrícolas), passeriformes (pássaros), entre outras.

Não só a sua paisagem é espetacular, também a sua herança biológica é única na Europa. Aqui podemos encontrar uma grande diversidade de habitats: falésias impressionantes, maquis costeiros, campos agrícolas, bosques, dunas e o mar, que servem de abrigo a centenas de espécies da fauna e flora.

De particular interesse é o número de espécies de flora endémica existentes nesta região, a possibilidade de ver as baleias e, é claro, diferentes espécies de aves, não só de rapina, mas também passeriformes e aves marinhas.

De Agosto a Novembro, esta área torna-se um importante corredor migratório do país para cegonhas, águias, abutres, gaviões e falcões, onde é possível observar quase todas as espécies dessas aves que ocorrem regularmente em Portugal, bem como algumas raridades.

Sagres é sem dúvida um excelente local para observar rapinas e cegonhas, aves marinhas, espécies estepárias e passeriformes. Entre as espécies de aves marinhas destacam-se a passagem de milhares de gansos-patolas, centenas de painhos, cagarras, pardelas-baleares, moleiros.

 

Inscrições em http://www.birdwatchingsagres.com/

Acompanhe-nos: https://www.facebook.com/birdwatchingfestivalofsagres/

Comentários

pub