ISMAT investiga violência psicológica entre adultos

O Centro de Investigação em Psicologia do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, está a conduzir um estudo sobre fatores […]

ViolenciaNamoro
O Centro de Investigação em Psicologia do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, está a conduzir um estudo sobre fatores associados à violência psicológica nas relações íntimas entre adultos.

Segundo o ISMAT, até Setembro, «está a ser realizado um inquérito à população portuguesa, especificamente entre adultos que mantém, ou mantiveram, uma relação de namoro, casamento ou união de facto, durante pelo menos dois anos, cujos resultados preliminares serão divulgados em Outubro».

«O estudo envolve o preenchimento anónimo de um questionário sobre atitudes e comportamentos em que participam, voluntariamente, pessoas que tenham vivido episódios de violência nas relações íntimas, que vão desde a violência física, sexual e psicológica até à perseguição, ou stalking», explica a instituição de ensino portimonense.

A investigação está a ser conduzida pelos professores do Curso de Psicologia do ISMAT Marina Carvalho, José Brites e Carla Andrade que estão a redigir um artigo científico com os resultados já obtidos.

Embora este estudo tenha como objetivo geral, «a análise de alguns dos fatores associados à violência psicológica nas relações íntimas em adultos» também «possibilita o desenvolvimento e implementação de programas de prevenção mais eficazes e dirigidos a questões específicas que tenham em conta as barreiras que podem dificultar a divulgação desta forma de violência» explica Marina Carvalho, coordenadora da investigação.

Comentários

pub