INE recruta entrevistadores em Alvor para inquérito teste aos Censos de 2021

O Instituto Nacional de Estatística (INE) está a recrutar entrevistadores, em várias freguesias do país, para a realização do trabalho […]

Alvor_4 (Custom)O Instituto Nacional de Estatística (INE) está a recrutar entrevistadores, em várias freguesias do país, para a realização do trabalho de campo de um Inquérito Teste aos Censos 2021, sendo a de Alvor uma das contempladas.

O INE pretende recrutar, em regime de prestação de serviços, 12 entrevistadores (M/F) na Freguesia de Alvor. A candidatura deverá ser formalizada até ao dia 31 de julho, através do envio do curriculum vitae (CV) para o endereço eletrónico [email protected], Assunto: AlvorTC2016, ou através do preenchimento do Boletim de Candidatura disponível na Junta de Freguesia de Alvor.

O anúncios e toda a informação necessária estão disponíveis em www.ine.pt ou clicando aqui.

O Recenseamento Geral da População e Habitação é a maior operação estatística nacional, realizada de 10 em 10 anos pelo INE.

O seu objetivo é recensear todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação.

No âmbito do programa de operações experimentais previstas para os Censos 2021, o INE irá realizar um inquérito teste, que decorrerá entre Setembro e Novembro de 2016.

Este inquérito será realizado a partir do mês de setembro de 2016, na freguesia de Alvor. A descrição da função passa por recolher e registar informação sobre a população e o parque habitacional da área geográfica atribuída, a realizar entre 12 de Setembro e 30 de Novembro de 2016.

É através dela que ficamos a saber “Quantos somos?”, “Como somos?”, “Como e onde vivemos?”. E é a partir dos seus resultados que Governos, Autarquias, empresas, cidadãos e outras entidades conhecem esta realidade e tomam decisões, no âmbito da sua esfera de competências e atribuições. À semelhança do que ocorre na maior parte dos países, em Portugal o INE está já trabalhar na preparação dos Censos 2021.

Para cada operação censitária, o INE prepara e testa atempadamente, com vista a encontrar soluções inovadoras e mais eficientes, que proporcionem comodidade e facilidade na resposta.

Nos últimos Censos, a colaboração da população permitiu que Portugal estivesse entre os países que obtiveram maior taxa de resposta pela Internet (50%). O desafio da modernização vai continuar e a inovação marcará os próximos Censos 2021.

É nesse contexto, que o INE vai efetuar um Inquérito Teste, através do qual pretende avaliar a viabilidade de adoção de um novo modelo censitário que se pretende mais digital, mais simples para os cidadãos e mais eficaz na gestão dos recursos públicos.

O Censos Teste 2016 terá início em setembro e dirige-se a toda a população residente nas seguintes Freguesias: Alvor, Cidade da Maia, União das Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova, União das Freguesias de Glória e Vera Cruz e ainda Praia de Mira.

Comentários

pub