Hotel Rural Quinta do Marco põe os hóspedes a ajudar na apanha da alfarroba

O Hotel Rural Quinta do Marco, situado em Santa Catarina da Fonte do Bispo, no interior do concelho de Tavira, […]

apanha da alfarrobaO Hotel Rural Quinta do Marco, situado em Santa Catarina da Fonte do Bispo, no interior do concelho de Tavira, vai integrar nas suas atividades, pela primeira vez, a Apanha da Alfarroba, entre 1 e 7 de agosto.

Esta tradição será levada a cabo por um grupo de habitantes, todos com idades entre os 70 e 80 anos, sendo que os homens derrubam o fruto das árvores, com recurso a varas de pau, e as mulheres recolhem os frutos para as alcofas, que depois são colocadas em sacas de 50 quilos cada.

Haverá ainda um almoço na Quinta do Marco para os trabalhadores, um piquenique no qual os hóspedes do Hotel se podem juntar depois da ajuda na Apanha. O almoço terá no menu o máximo de produtos à base de alfarroba.

A alfarroba, uma vagem comestível de cor escura, é conhecida como o ouro algarvio e a sua utilização remonta aos tempos ancestrais, quando as suas sementes eram utilizadas pelos mercadores da Antiguidade para avaliar o peso das joias – daqui nasce a palavra “Kilat” ou “carate”.

Também designada por “chocolate saudável”, este fruto, com muita implantação na bacia mediterrânica, apresenta várias vantagens para a saúde e, por isso, muitos dos alimentos servidos no restaurante do Hotel são oriundos das alfarrobeiras criadas na Quinta.

Comentários

pub