Guitarra portuguesa inspira exposição no Museu de Arqueologia de Silves

O Museu Municipal de Arqueologia de Silves vai inaugurar a exposição «A Guitarra Portuguesa – The Portuguese Guitar» na sexta-feira. […]

modelo_Triptico A3 frente

O Museu Municipal de Arqueologia de Silves vai inaugurar a exposição «A Guitarra Portuguesa – The Portuguese Guitar» na sexta-feira. A mostra pode ser visitada até ao dia 6 de Novembro, na sala de exposições temporárias do museu.

Esta exposição revela «todas as curiosidades relacionadas com este instrumento musical, como, por exemplo, os três tipos de guitarras que existem», focando ainda os principais mestres construtores, como Álvaro da Silveira e as famílias Grácio e Cardoso.

«A guitarra Portuguesa, construída de maneira a ter 12 cordas, terá sido um dos fatores decisivos para a classificação do Fado como Património Imaterial da Humanidade, já que é um elemento indissociável deste género musical, influenciando a música pela sua sonoridade, forma e construção únicas», enquadrou a Câmara de Silves.

A mostra conta com o apoio da Câmara Municipal e do Museu de Portimão (onde a exposição foi produzida e apresentada pela primeira vez), bem como do Museu do Fado-EGEAC, do Grupo Stap e da revista Monumenta.

Comentários

pub