Filipe da Palma expõe “Para além do branco” em Messines

“Para além do branco” é uma mostra fotográfica com trabalhos de Filipe da Palma, que abre portas no próximo dia […]

para além do branco“Para além do branco” é uma mostra fotográfica com trabalhos de Filipe da Palma, que abre portas no próximo dia 15 de julho, às 21h30, na casa-Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines.

O autor procura mostrar um Algarve interior, onde as habitações cobertas de branco ganham particular destaque, sobretudo após a realização de uma «campanha dirigida à população local, lançada em 1980 pela Comissão Regional de Turismo», que procurou trazer o branco novamente como cor predominante do casario, mas onde as cores fortes também existem e são marca importante da tradição e da cultura.

As suas imagens revelam um «território de múltiplas e diversificadas paisagens», que «incorpora em si a real riqueza de uma miríade de soluções de sentir e ocupar o espaço, das quais a habitação de branco caiada somente é uma amostra de um determinado sentir de uma determinada época, a qual, após discursos mais ou menos inflamados sobre a pureza e a tradição vingou até aos dias de hoje».

«Nesta breve mostra de imagens», diz o autor, «pretende-se transmitir um pouco dessa riqueza ainda tangível, cuja existência contraria uma visão se já não predominante nos discursos apresentados ainda vigente na maioria dos pessoais discursos da maior parte dos indivíduos».

Filipe Sancho Rodrigues da Palma nasceu em São Brás de Alportel em 1971.

Fotografa profissionalmente desde há mais de 20 anos, sendo fotógrafo dos sinais ainda tangíveis de um Algarve que se constituía em região única – porque diferente das demais – quer em seus naturais elementos quer na ocupação e vivência do espaço.

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta, entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h30 e as 18h00.

Comentários

pub