Festival Caixa a Sul anima noites de Verão com fado, cante alentejano e música clássica

A edição deste ano do Festival Caixa a Sul, promovido pela Caixa Geral de Depósitos, em parceria com a Orquestra […]

Classico EnCante 06 (web)A edição deste ano do Festival Caixa a Sul, promovido pela Caixa Geral de Depósitos, em parceria com a Orquestra Clássica do Sul (OCS), propõe uma programação eclética que levará a música a vários pontos do Algarve e Alentejo, de 6 a 20 de Agosto.

A Orquestra, sob a direção do maestro titular Rui Pinheiro, junta-se a Katia Guerreiro e a Vitorino e Janita Salomé e os Cantadores de Redondo para cinco espetáculos em Lagoa (Carvoeiro e Ferragudo), Beja, Quarteira e Fuzeta.

O arranque do Festival acontece no dia 6 de Agosto, na Praia do Carvoeiro, concelho de Lagoa, com a fadista Katia Guerreiro, que irá partilhar o palco com a OCS para uma noite diferente, onde os sons clássicos convidarão o fado para um ensemble especial. Este espetáculo realiza-se ainda na Praça da República, em Beja, no dia 14, e no Calçadão Nascente de Quarteira, no dia 20.

Katia Guerreiro dispensa apresentações, sendo reconhecida como um valor incontornável da música portuguesa a nível nacional e internacional e uma das vozes mais brilhantes do fado na atualidade.

katia guerreiroNo dia 10, a Zona Ribeirinha da Fuzeta recebe a Orquestra Clássica do Sul para um concerto de música “light”, com um programa que reúne uma proposta de top 10 de obras de música clássica.

A abertura de “As Bodas de Fígaro” de Mozart, “A Gruta de Fingal” de Mendelssohn, “Vozes da Primavera” de Strauss II ou as “Danças Húngaras” de Brahms são algumas das peças a apresentar, além de outras de compositores como Haendel, Bach, Beethoven, Rossini, Grieg e Elgar.

A Praia da Angrinha, em Ferragudo, será palco, no dia 13, para o espetáculo “Clássico EnCante”, um formato que nasceu no festival do ano passado e que continua a ser uma aposta da Orquestra.

As vozes de Vitorino e Janita Salomé juntam-se às dos Cantadores de Redondo e à Orquestra Clássica do Sul para um espetáculo que associa a tradição coral polifónica do Cante Alentejano aos temas tradicionais acompanhados por orquestra.

Todos os concertos têm início às 22h00 e são de entrada livre.

O Festival Caixa a Sul é patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos e conta com o apoio dos municípios de Lagoa, Beja e Loulé e da União de Freguesias da Fuseta e Moncarapacho.

Orquestra Clássica do Sul

Comentários

pub
pub